Estado repassa R$ 128 milhões
a Curitiba para a área social

Montante foi usado para atenção e garantia de direitos de crianças e adolescentes, da mulher, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, além de famílias em situação de vulnerabilidade social. Apenas em 2018, a Secretaria de Estado da Família investirá R$ 4 milhões na Capital.
28/03/2018 - 16:50

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social completará neste ano investimentos de R$ 128 milhões em Curitiba, que nesta quinta-feira (29) comemora 325 anos. O montante refere-se a repasses desde 2011. Os recursos, além de fortalecerem o atendimento às famílias do município, auxiliam entidades sociais a manterem programas e serviços, principalmente a quem está em situação de vulnerabilidade social.

Com 1,9 milhão de habitantes, a cidade com maior população do Estado é referência em serviços para todo o Paraná. “É uma satisfação comemorar os 325 anos da nossa Capital com bons investimentos que estão melhorando a qualidade de vida das pessoas que mais precisam”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa.

Apenas em 2018, a Secretaria da Família investirá R$ 4 milhões em Curitiba, além de recursos previstos em editais para organizações da sociedade civil. Dos R$ 4 milhões, R$ 1,6 milhão será para construção de oito sedes e compra de veículos e equipamentos para Conselhos Tutelares, além de kits para instalação de 10 parques acessíveis para crianças e adolescentes com deficiência. Mais R$ 1 milhão será empregado em programas de aprendizagem para adolescentes.

MULHER – Curitiba também recebeu R$ 324,9 mil em cofinanciamento para implantação do dispositivo de segurança preventiva, o botão do pânico, para mulheres sob medida protetiva.

Perto de R$ 500 mil fazem parte de deliberações, para as quais a prefeitura deve solicitar adesão. A outra parte do recurso dará continuidade a projetos e programas já definidos, destinados ao atendimento e garantia de direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres e pessoas com deficiência.

As organizações da sociedade civil da Capital poderão acessar dois editais. Para obras e ampliações de entidades estão previstos R$ 18 milhões e para atendimento de pessoas idosas mais R$ 4 milhões. Estes recursos são repartidos conforme estipulado nos editais, formulados pelos respectivos conselhos estaduais.

PROGRAMA – Em fevereiro do ano passado, a Prefeitura de Curitiba se tornou parceira do programa Família Paranaense, a principal estratégia do Governo do Estado para redução da pobreza. Com a adesão, perto de 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade social da Capital já foram incluídas para receber acompanhamento personalizado, com ações integradas nas áreas de saúde, educação, habitação, assistência social, emprego e renda.

O Família Paranaense já repassou R$ 20 milhões para atendimento às famílias da Capital. O valor foi destinado ao pagamento de benefícios como o Renda Família Paranaense e do programa Luz Fraterna, que atendeu cerca de 40 mil domicílios. Outra parte desse valor foi para o programa de atenção às famílias dos adolescentes internados por medida socioeducativa e para incentivo financeiro a ações da política de assistência social.

OUTROS REPASSES – Ações de proteção e atendimento à família ofertadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) receberam R$ 246 mil, além de um veículo para atendimentos domiciliares.

Para as atividades de proteção social especial, voltadas às pessoas e famílias com direitos violados, foram repassados R$ 28 milhões que financiaram serviços de atendimento e acolhimento à população de rua; pessoas com deficiência; crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e famílias afetadas por calamidades.

PRIORIDADE - A maior parte do dinheiro destinado à Capital, que soma R$ 58,3 milhões, foi destinada à proteção da infância e adolescência. Os recursos, são do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência e foram usados em ações preventivas e protetivas, na estruturação de conselhos tutelares, capacitações das equipes técnicas, programas de aprendizagem para adolescentes, projetos especiais, entidades que atendem crianças e adolescentes com deficiência.