Estado recebe doação
de cinco veículos
para proteção social

Furgões Renault vão atender comunidades rurais isoladas que vivem nos municípios da Lapa, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Ortigueira e Palmas
Publicação
10/06/2014 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado recebeu nesta terça-feira (10) a doação de cinco veículos Renault para serem usados em ações do programa Família Paranaense, criado em 2012 para reduzir os índices de extrema pobreza no Paraná. Adaptados e equipados, os veículos vão funcionar como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) volantes para atender comunidades rurais e isoladas que vivem nos municípios da Lapa, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Ortigueira e Palmas.
A entrega aconteceu na sede da Secretaria da Família, em Curitiba, e contou com a presença da diretora-geral da pasta, Letícia Raymundo, que representou a secretária Fernanda Richa, dos servidores que integram a coordenação do Família Paranaense e de representantes da empresa e do Instituto Renault.
De acordo com Letícia Raymundo, o desenvolvimento de ações em parceria com a iniciativa privada faz parte da estratégia da Secretaria da Família. “Nosso objetivo é unir esforços para garantirmos o desenvolvimento de mais ações que atendam às necessidades das famílias paranaenses que mais precisam”, disse.
A entrega dos veículos faz parte do protocolo de intenções assinado entre o Governo do Estado e a Renault, no qual a empresa francesa se compromete a investir parte dos incentivos recebidos em ações sociais.
O diretor-jurídico da Renault, Joaquim Ferraz Martins Filho, disse que a empresa se sente feliz em apoiar o Família Paranaense, programa intersetorial criado em 2012 para atender as famílias que vivem em vulnerabilidade social no Estado. “É uma forma de agradecimento pela atenção e carinho que a Renault recebe do povo paranaense”.
Os prefeitos dos municípios beneficiados também participaram da solenidade e receberam as chaves dos veículos – da Lapa, Leila Aubrift Klenk; de Manoel Ribas, Elizabeth Stipp Camilo; de Nova Laranjeiras, José Lineu Gomes; de Ortigueira, Lourdes Banach; e de Palmas, Hilário Andraschko.
ESTUDO - Os veículos, modelo furgão, possuem espaço reservado para atendimento privativo às famílias e são equipados com notebook e impressora, data-show, telão e sistema de som com microfone.
A coordenadora do programa Família Paranaense, Letícia Reis, explicou que a escolha dos cinco municípios beneficiados foi baseada em estudo. “São municípios que estão localizados em diferentes regiões do Estado e possuem grande quantidade de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e têm dificuldades de acesso aos serviços sociais”. Entre elas estão pessoas que moram em áreas rurais ou comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas.
Nos veículos, técnicos farão atendimentos, encaminhamentos, inclusão de famílias no Programa Família Paranaense e em outros programas sociais. Os carros serão entregues aos municípios por meio de termo de cessão de uso. A Secretaria da Família fará o monitoramento dos trabalhos desenvolvidos em cada região.
O prefeito de Palmas, Hilário Andraschko, que falou em nome de todos os administradores municipais, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela secretária Fernanda Richa, em especial o programa Família Paranaense, e agradeceu à Renault pela parceria. “Temos que trabalhar para que as igualdades sociais sejam equilibradas”.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br  

GALERIA DE IMAGENS