Estado participa da feira
Mundo Gastronômico,
em Curitiba

Com a presença de renomados chefs, o evento dá visibilidade à gastronomia paranaense e motiva o uso de ingredientes regionais
Publicação
08/08/2013 - 18:16
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado do Turismo participa da segunda edição da feira Mundo Gastronômico, que acontece entre os dias 14 a 17 de agosto na Expo Renault Barigui, em Curitiba. Em 2013, o evento terá como novidade a realização de um ciclo de palestras e aulas com chefs, pesquisadores, restaurateurs e jornalistas do Paraná e de outros Estados. O objetivo da feira é dar visibilidade à gastronomia paranaense, estimular o uso de ingredientes regionais e a troca de informações entre os chefs.
O projeto pretende contribuir com a especialização dos profissionais da área, fomentar a culinária responsável, incentivar o turismo gastronômico do Estado e divulgar as regiões e pratos típicos paranaenses.
O Secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, explica que a gastronomia é um dos segmentos de desenvolvimento do turismo e tem importante papel como atividade geradora de empregos e renda. "Através do projeto Gastronomia Paraná vamos dedicar atenção especial ao setor, visando o seu fortalecimento Os artistas da culinária combinam ingredientes da própria terra, criando verdadeiras maravilhas gastronômicas", disse.
"A Secretaria de Turismo prioriza a interiorização de suas ações, buscando oferecer aos municípios todas as condições para identificarem seus atrativos turísticos, seja por meio da culinária, do artesananto, da cultura e da religião, e a desenvolver práticas de aproveitamento do local ou equipamento, com apoio competente para a elaboração de projetos consistentes e de viabilidade técnica e operacional", complementa o secretário.
Do Paraná, estarão presentes os chefs Celso Freire, Júnior Durski, Gabriela Carvalho, Manu Buffara e Marcelo Amaral. Além de mostrarem suas pesquisas com o uso de produtos locais, vão promover jantares magnos com os chefs de fora em seus restaurantes. O tema do ciclo é "Tradição e modernidade na gastronomia."
"O ciclo de aulas e palestras é uma das iniciativas para promover a nossa gastronomia", afirma a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika. Ela explica que entre as ações previstas no projeto está a formação de um comitê para definir as prioridades para impulsionar o setor.
Outras metas do projeto são promover a utilização de ingredientes locais, a valorização do produtor e das tradições culinárias - respeitando o meio ambiente - e o turismo gastronômico. "Para os turistas é a oportunidade de provar parte da história local", conclui Juliana.
No estande da Paraná Turismo, ao lado da cozinha/auditório, o público irá conhecer produtos regionais, como o mel das abelhas nativas sem ferrão e roteiros turísticos do Estado.
PROGRAMAÇÃO - O restaurater paulista Marcelo Fernandes, proprietário dos restaurantes Kinoshita, Clos de Tapas, Attimo e Mercearia do Francês, participa, ao lado dos empresários Chico Urban e Júnior Durski, donos de restaurantes paranaenses, da mesa-redonda "Gastronomia: um mercado que anda atraindo os investidores", uma das atrações previstas para o primeiro dia da feira e dirigida a convidados. Fernandes também falará no último dia do ciclo de aulas e palestras sobre "A difícil tarefa de administrar restaurantes".
Estarão presentes os chefs Alberto Landgraf, Felipe Hamed, Ligia Karasawa e Mara Salles, além de pesquisadores como da nutricionista Neide Rigo e dos jornalistas internacionais Luciana Bianchi e Josimar Melo, que é crítico de gastronomia do jornal Folha de São Paulo.
Os chefs escalados são considerados destaques da nova geração de cozinheiros, ou que valorizam a cozinha regional, como a chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas. Alberto Landgraf foi eleito chef revelação da revista Veja e seu restaurante Epice, em São Paulo, ganhou sete prêmios importantes apenas um ano após ser aberto. Felipe Hamed, o Sansão, auxiliar do chef Alex Atala no programa apresentado no canal GNT, e Ligia Karasawa, que tem passagem pelo famoso restaurante elBulli, também devem chamar a atenção do público.
JANTARES - Também serão realizados três jantares-magnos. Ligia Karasawa, que trabalhou no reconhecido restaurante El Celler de Can Roca (três estrelas Michelin) - atualmente o número um no ranking dos 50 restaurantes do mundo, da revista inglesa Restaurant - e no famoso Elbulli, vai cozinhar com Manu Buffara no restaurante Manu. Rafa Costa e Silva, que tem no currículo cinco anos no premiado restaurante basco Mugaritz (duas estrelas Michelin), vai cozinhar com o chef Marcelo Amaral, no Lagundri. Já Mara Salles, chef de um dos restaurantes mais respeitados de São Paulo, o Tordesilhas, vai cozinhar com Celso Freire, no Zea Maïs.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Turismo, por meio da Paraná Turismo, o jornal Gazeta do Povo e a Efex, empresa de Eventos, Feiras e Exposições da Universidade Positivo.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS