Estado envia cobertores, roupas
e alimentos para as vítimas da chuva

São as doações feitas pela população e entidades, arrecadadas em diversos pontos do Estado.
Publicação
10/06/2014 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Provopar, já encaminhou aos municípios atingidos pelas chuvas do fim de semana 10 mil cobertores, 2 mil fraldas, 400 fardos de roupas, além de mais de 100 quilos de alimento emergencial (preparado de sopa).
Até a tarde desta terça-feira (9), haviam sido arrecadados mais de 1 tonelada de alimentos, 80 mil peças de roupas, entre elas de roupas de cama e cobertores, 300 colchões e cerca de 50 quilos de materiais de limpeza. Nas próximas horas, mais caminhões seguirão para os municípios, com novas cargas de produtos e alimentos arrecadados junto a entidades e à população.
O Governo do Estado está presente com toda a sua estrutura e inúmeras ações para o atendimento emergencial à população atingida. A campanha de ajuda humanitária faz parte dessas ações emergenciais para agilizar o atendimento com cobertores, roupas, conjuntos de cama e utensílios de cozinhas.
“Estamos juntos nesta tarefa, o governo, a população e inúmeras entidades. As pessoas que perderam suas residências, seus bens, contam neste momento com o espírito solidário e de fraternidade, tão característico dos paranaenses”, afirma o governador Beto Richa.
AMIGOS E VIZINHOS - O comerciante Berlim dos Santos, diz que é muito importante ajudar o próximo nesse momento difícil. “Coloco-me no lugar. Poderia ser eu vivendo essa situação”, afirmou Berlim, que esteve nesta terça-feira no Quartel do Corpo de Bombeiros do bairro Portão, em Curitiba, para entregar suas doações.
“Eu vi na mídia como as pessoas estavam sofrendo e resolvi ajudar”, disse o comerciante. Além de sua própria doação, ele arrecadou junto a amigos e vizinhos, e deixou no Quartel uma cama de solteiro, três sacos de roupa, roupas de cama e um colchão de casal. “Estou correndo atrás de mais” disse Berlim, que pretende mobilizar mais pessoas nesta tarefa.
CURITIBA - As doações estão sendo arrecadadas em vários pontos do Estado, entre eles todos os órgãos públicos, prefeituras, delegacias, batalhões da Polícia Militar. Em Curitiba, as doações são encaminhadas ao Provopar, que faz a separação dos materiais.
O gerenciamento dos donativos é feito pela Defesa Civil, responsável pela distribuição de acordo com a necessidade dos municípios. Segundo entidades e órgãos envolvidos no trabalho, o mais urgente neste momento são cestas básicas e materiais de higiene.
A Defesa Civil aguarda para esta quarta-feira (11) a chegada ao Paraná de um caminhão contendo 1.700 kits – colchões, travesseiros, lençóis e fronhas – enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
APOIO – O governador Beto Richa decretou situação de emergência em 130 municípios paranaenses, inclusive a capital, Curitiba.
A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, percorreu, junto com a equipe, diversos bairros da capital mais fortemente atingidos. Nesta terça-feira, a secretária esteve na Vila Rose e Vila Barigui, na Cidade Industrial de Curitiba, onde 48 famílias foram atendidas pelo Governo do Estado. Elas receberam agasalhos, colchões, utensílios domésticos e kits de limpeza.
Oito bairros da capital foram atingidos pelo temporal. De acordo com relatório da Coordenadoria de Defesa Civil, 3.509 residências foram danificadas e 70 pessoas ficaram desabrigadas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS