Estado entrega veículos
de intervenção rápida
ao Siate de Curitiba

Eles vão vão dar suporte ao deslocamento de médicos para ocorrências que necessitam de urgência no local. Desde 2011, mais de 2,2 mil veículos foram incorporados à frota de uso exclusivo da saúde no Paraná
Publicação
09/11/2016 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta quarta-feira (9), em Curitiba, mais dois veículos para reforçar a frota do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate). As camionetes Amarok 4x4 vão dar suporte ao deslocamento de médicos para ocorrências que necessitam de intervenção rápida no local.
O Estado aplicou cerca de R$ 350 mil na aquisição dos veículos. A medida faz parte do processo de modernização da estrutura do Siate. “Temos dado atenção especial aos serviços de resgate e assistência pré-hospitalar. Isso tem reduzido o tempo de resposta e melhorado a qualidade do atendimento às vítimas”, destacou o secretário.
PARANÁ URGÊNCIA - Com a implantação da Rede Paraná Urgência, o governo estadual ampliou o volume de recursos destinado aos serviços de referência em urgência e emergência. “Fortalecendo este setor, estamos conseguindo salvar vidas e diminuir o risco de sequelas em pacientes graves”, complementou Caputo Neto.
Os novos veículos devem ficar na base do Siate em Curitiba. Eles serão acionados quando houver situações de maior complexidade, em que a presença do médico no local da ocorrência é solicitada. Na maioria dos casos, a ambulância atende as demandas da Central 193 com equipes de bombeiros e socorristas.
De acordo com o coordenador da Rede Paraná Urgência, Vinícius Filipak, a escolha da camionete para esta função se deve à capacidade deste veículo chegar a locais de difícil acesso. “Além disso, elas têm espaço suficiente para o transporte de equipamentos médicos, essenciais neste tipo de situação”, afirmou.
BALANÇO - Desde 2011, mais de 2,2 mil veículos foram incorporados à frota de uso exclusivo da saúde no Paraná. Dentre eles, estão 688 ambulâncias que garantem melhores condições de transporte a pacientes de todos os 399 municípios do Estado.

GALERIA DE IMAGENS