Estado debate políticas
para inclusão social
da pessoa com deficiência

IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai até sexta-feira (12), em Curitiba
Publicação
10/12/2015 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As políticas públicas para a inclusão social estão em debate na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que começou nesta quarta (9) e vai até sexta-feira (12), em Curitiba. Cerca 500 pessoas participaram da abertura, na Universidade Positivo.
O superintendente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Leandro Meller, ressaltou a importância da participação social na construção das políticas públicas. “Trabalhamos muito para ter aqui representantes de todos os tipos de deficiências, não faria sentido se fosse diferente”, afirmou Meller.
Ele também comentou a respeito da conquista alcançada na última terça-feira (8), quando o governador Beto Richa autorizou a redução da carga horária de funcionários públicos e militares estaduais que têm familiares com deficiência.
“O horário especial para servidores públicos já é uma realidade no Paraná. Esperamos que a medida possa ser repetida em cada município e Estado do País e também nas empresas privadas”, disse ele.
Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), Flávia Bandeira Cordeiro, na conferência é possível exercer a cidadania. “Aqui estamos propondo, avaliando e monitorando a política da pessoa com deficiência. Espero que esta conferência seja produtiva”, falou Flávia.
A representante do Ministério Público do Paraná, Rosana Beraldi Bevervanço, parabenizou a equipe da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Coede pelo evento. “A conferência é um local de reflexão e trabalho, tanto para conferir o que foi feito e falta ser realizado como para formular novas políticas públicas.”
Os materiais do evento foram produzidos em braile e fonte ampliada e o evento contou com a presença de intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Rampas e espaços adaptados permitiram total acessibilidade aos participantes.
AVANÇOS – Flávia também ressaltou que a política da pessoa com deficiência no Paraná iniciou um novo caminho depois que passou a ser coordenada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em janeiro deste ano.
“A nova gestão fortaleceu o movimento, percebemos uma maior atenção, dedicação para esta política, mas também somos cobrados por resultados e compromisso”, disse ela..
Para a presidente do Coede, a aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, sancionado em janeiro deste ano pelo governador Beto Richa, foi uma ação essencial, que ampliou a eficácia da garantia de direitos no Estado.
PARTICIPANTES - O grupo reunido na conferência é composto por pessoas de diversos segmentos que atuam na promoção e garantia de direitos de pessoas com deficiência e também no poder público. São conselheiros, gestores de entidades não governamentais, trabalhadores, técnicos. Também participam autoridades, convidados e observadores.
Durante três dias os participantes debaterão as políticas setoriais para este público tendo como foco a integração dos diversos segmentos na garantia de direitos.
ETAPAS - A primeira etapa da conferência estadual terminou em setembro, com a realização de encontros municipais. Em seguida, foi realizada uma webconferência estadual para apresentar a IV Conferência. Também foram feitas palestras de técnicos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
No encerramento da conferência, serão eleitos os 44 delegados que representarão o Paraná na conferência nacional, prevista para abril de 2016.
Participaram da abertura o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo Groto; e os representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Irio Correia, e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Edenilson G. de Souza Júnior; a presidente da Comissão de Acessibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Berenice Lessa; e a vice-presidente do Coede, Marisa Amada Pires.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS