Estado completa ciclo de consultas
públicas sobre programa de transporte

A última audiência foi em Colombo, onde o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte prevê a duplicação da PR-417, conhecida como Rodovia da Uva
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23/05/2017 - 12:30

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O Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) completaram nesta segunda-feira (22), em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, o ciclo de consultas públicas para tratar das obras previstas no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Estado. Foram oito encontros, com a participação de 1.300 pessoas.
As audiências foram realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e o DER-PR. Em Colombo, o programa prevê a duplicação da PR-417, conhecida como Rodovia da Uva. A consulta pública, organizada com o apoio da prefeitura, foi na Câmara de Vereadores e reuniu 250 pessoas.
O trecho da rodovia a ser duplicado é de 3,9 quilômetros e a pista de rolamento terá 10,5 metros de largura. As calçadas e as ciclovias em ambos os lados somarão cinco metros de largura. O projeto, orçado em R$ 48 milhões, também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Rio Atuba, ao lado da já existente.
TRÁFEGO - Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões. Para o gerente técnico da Superintendência Regional Leste Jefferson Kuster, também coordenador do projeto, a duplicação é necessária quando se projeta o movimento futuro na estrada. “Estimamos que a obra seja entregue em 2020, sendo que até lá o tráfego deverá chegar a mais de 23 mil veículos por dia e ultrapassar 30 mil até 2029. Então essa é uma obra fundamental”, explicou.
BALANÇO – Colombo foi a oitava e última de uma série de consultas públicas para apresentar os projetos que fazem parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Estado, orçado em US$ 435 milhões. Deste valor, US$ 235 milhões são de financiamento junto ao BID e os outros US$ 200 milhões vem de contrapartidas do Governo do Paraná. Além de obras viárias, o programa prevê também a construção de centros logísticos pelo Estado.

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