A governadora Cida Borghett recebeu nesta terça-feira (29), no Palácio do Iguaçu, o prefeito de Paiçandu (Noroeste), Tarcísio Marques dos Reis, e o reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva. No encontro, foram discutidas ações para avanços na área de saúde no município, como as obras no Hospital Municipal São José, que incluem a reforma do centro cirúrgico e da ala pediátrica, hoje interditados. O investimento previsto é de R$ 1,3 milhão e o Governo do Estado assegurará parte recursos.
O aporte ocorrerá por meio do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná (HospSUS) da Secretaria de Estado da Saúde e a expectativa é que o pleno atendimento da instituição seja retomado no próximo ano.
Cida ressaltou que o Estado manterá os investimentos na área e que a meta é regionalizar os atendimentos e fortalecer os projetos de prevenção. “Temos o compromisso com a melhoria da saúde dos paranaenses e também grandes parceiros nesse processo de construção de ações que impactem na vida das pessoas”, disse.
PARCERIA – Na reunião foi apresentada à governadora a parceria do município com a UniCesumar para a ampliação dos atendimentos do Hospital Municipal São José. A prefeitura disponibilizará a estrutura do hospital para os médicos-residentes da instituição de ensino realizarem as atividades práticas de atendimento à população. Em contrapartida, a faculdade investirá R$ 200 mil para obras de reparos. “É uma grande notícia para a população de Paiçandu”, disse a governadora.
De acordo com o prefeito, com a reforma do prédio e o reforço no quadro de profissionais será possível ampliar o atendimento para os pacientes de cinco municípios da região. “Vamos dar resolutividade no atendimento hospitalar e melhor o atendimento para a população. O município continua com a administração do hospital e a UniCesumar disponibilizará o corpo clínico”, explicou.
O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, destacou que a parceria com o hospital só foi possível com o apoio do Estado. “A alocação de verbas adicionais do Estado para a reforma do espaço será fundamental para firmarmos essa parceria”, disse.
Também participaram do encontro o deputado federal Ricardo Barros e os deputados estaduais Maria Victória e Dr. Batista.