Os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 329 medalhas na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram 20 medalhas de ouro, 75 de prata e 234 de bronze. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Nesta edição também participaram alunos da rede particular de ensino.
Além dos medalhistas, 2.660 estudantes serão contemplados com menções honrosas pela participação. “Nossas escolas, alunos e professores estão de parabéns pelo desempenho. Esse é um momento de reconhecimento do esforço coletivo de todos que participaram ativamente na preparação para alcançamos esse resultado”, disse a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.
Essa foi a segunda participação da estudante Bianca Mendes Francisco, 12 anos, do 8° ano do ensino fundamental Colégio Estadual Nilo Brandão, no bairro Cajuru, em Curitiba. Em 2016, ela conquistou a medalha de bronze. Para melhorar o resultado ela intensificou a rotina de estudo. “Reservei uma hora por dia para estudar para melhorar meu desempenho e o resultado apareceu”, contou a estudante, que pretende ser professora de Matemática. “Acho divertido a maneira de resolver as questões e a maneira como os professores ensinam me chama a atenção”, disse.
PROMESSA – O aluno André Felipe Araújo Ferreira, 13 anos, do 9° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Silveira da Motta, no centro de são José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), conquistou duas medalhas de prata (2014 e 2016) e uma medalha de bronze em (2015). Para essa edição ele fez uma promessa para o padrinho de que ganharia a medalha de ouro. “Eu prometi que ganharia a medalha de ouro e estudei muito para isso”, disse André, que estudou quatro horas por dia.
OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o objetivo de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos na área.