O 22º Encontro Técnico do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) reuniu nesta quinta-feira (15), em Curitiba, cerca de 250 engenheiros e técnicos do DER de todo o Estado, das prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba e das concessionárias de pedágios, além de estudantes de engenharia.
Durante todo o dia houve palestras e discussões sobre novas tecnologias, sustentabilidade e inovações na construção de rodovias.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, destacou a importância do evento, que promoveu uma troca de experiências entre profissionais dos setores público e privado. “O nosso DER sempre foi referência para o Brasil e temos várias experiências boas para mostrar. Neste ano, o DER completa 70 anos e se mantém sempre como uma instituição inovadora, que busca novas técnicas aliadas à tradição”, afirmou Richa Filho.
Na abertura do evento o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, lembrou da firme e pronta atuação de todos os engenheiros do DER para solucionar as obras emergenciais no início de 2016. As fortes chuvas de dezembro e janeiro chegaram a interditar mais de 50 rodovias no primeiro trimestre.
“Enfrentamos muitos desafios, mas em três meses conseguimos resolver a maioria dos problemas, graças a todo o empenho da nossa equipe técnica. Em 2017 teremos novos desafios, vamos reformular o programa de recuperação de estradas. Teremos novas licitações que vão alcançar quase R$ 2 bilhões em investimentos para manutenção e conservação de rodovias”, destacou Leal Junior.
Em 2016, o Governo do Paraná investiu cerca de R$ 430 milhões em obras de conservação e manutenção de rodovias, além de outros R$ 400 milhões em obras emergenciais e de recuperação das estradas estaduais.
O superintendente da Regional Leste do DER, Gilberto Loyola, também destacou a importância do debate de ideias entre os profissionais. “Para nós da Superintendência Regional Leste é uma honra receber os colegas que vieram de todas as regiões do Estado, empresários e pesquisadores. Essa discussão de novas tecnologias é importante para sempre estarmos atualizados. Hoje também aproveitamos para comemorar o Dia do Engenheiro, celebrado no último dia 11”, disse Loyola.
DESTAQUES – Um dos temas discutidos no encontro foi o Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (Piaf), um dos destaques do evento. A tecnologia consiste em um sistema de pesagem em movimento, que por meio de sensores de scanner a laser, calcula a carga dos caminhões.
O equipamento também representa uma redução nos custos operacionais, pois o novo modelo possibilita que a operação seja feita sem a presença física do agente de trânsito, que controla todo o sistema por meio dos Centros de Controle Operacionais.
Outro assunto discutido foi a reciclagem com adição de cimentos nas rodovias. O serviço é feito por um maquinário que reutiliza a estrutura do pavimento asfáltico e adiciona o cimento para a revitalização da estrada. A técnica já é utilizada em diversas rodovias brasileiras.
O encontro foi promovido pela Associação dos Engenheiros do DER (Aeder), no auditório do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), no bairro Rebouças.
Durante todo o dia houve palestras e discussões sobre novas tecnologias, sustentabilidade e inovações na construção de rodovias.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, destacou a importância do evento, que promoveu uma troca de experiências entre profissionais dos setores público e privado. “O nosso DER sempre foi referência para o Brasil e temos várias experiências boas para mostrar. Neste ano, o DER completa 70 anos e se mantém sempre como uma instituição inovadora, que busca novas técnicas aliadas à tradição”, afirmou Richa Filho.
Na abertura do evento o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, lembrou da firme e pronta atuação de todos os engenheiros do DER para solucionar as obras emergenciais no início de 2016. As fortes chuvas de dezembro e janeiro chegaram a interditar mais de 50 rodovias no primeiro trimestre.
“Enfrentamos muitos desafios, mas em três meses conseguimos resolver a maioria dos problemas, graças a todo o empenho da nossa equipe técnica. Em 2017 teremos novos desafios, vamos reformular o programa de recuperação de estradas. Teremos novas licitações que vão alcançar quase R$ 2 bilhões em investimentos para manutenção e conservação de rodovias”, destacou Leal Junior.
Em 2016, o Governo do Paraná investiu cerca de R$ 430 milhões em obras de conservação e manutenção de rodovias, além de outros R$ 400 milhões em obras emergenciais e de recuperação das estradas estaduais.
O superintendente da Regional Leste do DER, Gilberto Loyola, também destacou a importância do debate de ideias entre os profissionais. “Para nós da Superintendência Regional Leste é uma honra receber os colegas que vieram de todas as regiões do Estado, empresários e pesquisadores. Essa discussão de novas tecnologias é importante para sempre estarmos atualizados. Hoje também aproveitamos para comemorar o Dia do Engenheiro, celebrado no último dia 11”, disse Loyola.
DESTAQUES – Um dos temas discutidos no encontro foi o Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (Piaf), um dos destaques do evento. A tecnologia consiste em um sistema de pesagem em movimento, que por meio de sensores de scanner a laser, calcula a carga dos caminhões.
O equipamento também representa uma redução nos custos operacionais, pois o novo modelo possibilita que a operação seja feita sem a presença física do agente de trânsito, que controla todo o sistema por meio dos Centros de Controle Operacionais.
Outro assunto discutido foi a reciclagem com adição de cimentos nas rodovias. O serviço é feito por um maquinário que reutiliza a estrutura do pavimento asfáltico e adiciona o cimento para a revitalização da estrada. A técnica já é utilizada em diversas rodovias brasileiras.
O encontro foi promovido pela Associação dos Engenheiros do DER (Aeder), no auditório do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), no bairro Rebouças.