O governador em exercício Ademar Traiano assinou nesta-quarta-feira (14), em Curitiba, contrato de financiamento entre a Fomento Paraná e a Dexter Latina para o lançamento de um larvicida de uso doméstico para o combate a mosquitos transmissores de doenças.
É o primeiro larvicida brasileiro para uso doméstico a utilizar tecnologia de micro encapsulamento, que garante uma duração maior das aplicações.
O crédito, de R$ 5 milhões, faz parte da linha Inovacred, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os valores são destinados a cobrir os custos de pesquisa em desenvolvimento do novo produto e marketing.
A empresa, com fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, pretende iniciar em 15 dias, em todo o País, as vendas do novo larvicida de uso doméstico. O produto é voltado, principalmente, para o combate dos mosquitos da dengue e malária.
“É um produto que já foi experimentado e teve resultados altamente satisfatórios. Portanto, o Governo do Paraná apoia a empresa para que ela possa fazer os investimentos nessa área de tecnologia”, disse Traiano, ao destacar o papel da Fomento Paraná no suporte a iniciativas inovadoras do setor produtivo no Estado.
“A Fomento Paraná incentiva empreendedores a realizar investimentos, gerar novos empregos e fazer com que iniciativas pioneiras se transformem em produtos e conhecimento não apenas no Estado, mas em todo Brasil”, disse Traiano.
TECNOLOGIA - O Straik Mata-Larvas levou três anos para ser desenvolvido pela Dexter Latina. É o primeiro larvicida brasileiro para uso doméstico a utilizar a tecnologia de micro encapsulamento, que permite uma duração maior das aplicações.
O larvicida permanece ativo por 60 dias e pode ser aplicado em vasos e outros recipientes, mesmo quando não há acúmulo de água.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dexter Milton Braida, a principal vantagem é que o produto acaba com a larva do mosquito. Nas opções atuais do mercado, os produtos atuam no combate do mosquito adulto.
O investimento total no projeto é de R$ 6,7 milhões e a expectativa da Dexter Latina é vender um milhão de unidades no próximo verão. Braida diz que o produto tem todas as licenças para comercialização, com registro de eficácia na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O produto mantém o princípio ativo dentro das microcápsulas, que são abertas assim que entram em contato com a água, eliminando as larvas de mosquitos, inclusive os da dengue e da malária.
“Cada inseto tem capacidade para colocar mais de duzentos ovos, que se tornam larvas. O larvicida mata todas elas antes de se transformarem em mosquitos. Mesmo que a água seque, assim que molhar o local novamente, o produto ativa as cápsulas novamente”, explicou o diretor Comercial da empresa, Carlos Anacleto Oleias.
MARKETING – De acordo com Milton Braida, graças à Fomento Paraná a Dexter vai conseguir vender o produto. “Sem essa ferramenta, não teríamos como tocar o projeto, porque necessitamos de investimento em mídia”, afirmou Braida.
O crédito da Fomento Paraná, além de custear a pesquisa, será usado na divulgação do produto para o consumidor final, com anúncios em televisão, internet e outras mídias.
APOIO - O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, destacou o papel da instituição em apoiar o setor produtivo nos últimos anos.
“Desde 2010, ampliamos de R$ 10 milhões para R$ 750 milhões os financiamentos ao setor privado no Estado. Hoje, a Fomento tem contratos em 322 municípios do Paraná com o setor privado. Isso faz muita diferença”, disse Sobrinho.
A Fomento Paraná é credenciada desde 2013 pela Finep – Inovação e Pesquisa para operar nas linhas programa Inovacred e já contratou mais de R$ 19 milhões para financiamentos de projetos de desenvolvimento tecnológico. “Hoje mais de 60 empresas paranaenses têm já financiamento com a Fomento Paraná na área de inovação”, completou Sobrinho.
DEXTER - A indústria de inseticidas domissanitários surgiu em 1997 como uma dedetizadora, em Pato Branco, Sudoeste do Paraná. Em 2004, a Dexter se mudou para São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para facilitar a logística de distribuição. Seis anos mais tarde, foi construída a sede própria, também em São José dos Pinhais.
A Dexter fornece 25 produtos relacionados ao controle de pragas domésticas e urbanas, incluindo o segundo raticida mais vendido do Brasil. A empresa vende para todo o País e é líder nacional no segmento de iscas em gel e líder em raticidas na região Sul. Atualmente, conta com 65 empregados e deve aumentar o quadro de funcionários em 30%.
AJUSTE FISCAL – No evento, Traiano voltou a destacar que o Paraná tem uma situação bem melhor que os demais Estados brasileiros por conta do ajuste fiscal implantado pelo governador Beto Richa e do bom ambiente de negócios.
Em meio à crise e a falta de segurança jurídica para as empresas que querem investir, o Paraná continua a incentivar novos projetos e está colocando as contas em dia. “O Paraná tem a melhor condição financeira entre os Estados. Saldou pendências e antecipou o décimo terceiro para o funcionalismo para 10 de dezembro”, disse Traiano.
Participaram da assinatura do financiamento o diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, Luis Hauly; e o diretor de Operações do Setor Público, Omar Sabbag Filho; o secretário estadual de Comunicação Social, Paulino Viapiana; o diretor Comercial da Dexter Latina, Carlos Anacleto Oleias; o diretor Executivo, Ricardo Frederico; o gerente de Marketing, Noel Junior;a analista de marketing, Mayara Galicia; e a gerente de Qualidade, Francinea Souza.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
É o primeiro larvicida brasileiro para uso doméstico a utilizar tecnologia de micro encapsulamento, que garante uma duração maior das aplicações.
O crédito, de R$ 5 milhões, faz parte da linha Inovacred, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os valores são destinados a cobrir os custos de pesquisa em desenvolvimento do novo produto e marketing.
A empresa, com fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, pretende iniciar em 15 dias, em todo o País, as vendas do novo larvicida de uso doméstico. O produto é voltado, principalmente, para o combate dos mosquitos da dengue e malária.
“É um produto que já foi experimentado e teve resultados altamente satisfatórios. Portanto, o Governo do Paraná apoia a empresa para que ela possa fazer os investimentos nessa área de tecnologia”, disse Traiano, ao destacar o papel da Fomento Paraná no suporte a iniciativas inovadoras do setor produtivo no Estado.
“A Fomento Paraná incentiva empreendedores a realizar investimentos, gerar novos empregos e fazer com que iniciativas pioneiras se transformem em produtos e conhecimento não apenas no Estado, mas em todo Brasil”, disse Traiano.
TECNOLOGIA - O Straik Mata-Larvas levou três anos para ser desenvolvido pela Dexter Latina. É o primeiro larvicida brasileiro para uso doméstico a utilizar a tecnologia de micro encapsulamento, que permite uma duração maior das aplicações.
O larvicida permanece ativo por 60 dias e pode ser aplicado em vasos e outros recipientes, mesmo quando não há acúmulo de água.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dexter Milton Braida, a principal vantagem é que o produto acaba com a larva do mosquito. Nas opções atuais do mercado, os produtos atuam no combate do mosquito adulto.
O investimento total no projeto é de R$ 6,7 milhões e a expectativa da Dexter Latina é vender um milhão de unidades no próximo verão. Braida diz que o produto tem todas as licenças para comercialização, com registro de eficácia na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O produto mantém o princípio ativo dentro das microcápsulas, que são abertas assim que entram em contato com a água, eliminando as larvas de mosquitos, inclusive os da dengue e da malária.
“Cada inseto tem capacidade para colocar mais de duzentos ovos, que se tornam larvas. O larvicida mata todas elas antes de se transformarem em mosquitos. Mesmo que a água seque, assim que molhar o local novamente, o produto ativa as cápsulas novamente”, explicou o diretor Comercial da empresa, Carlos Anacleto Oleias.
MARKETING – De acordo com Milton Braida, graças à Fomento Paraná a Dexter vai conseguir vender o produto. “Sem essa ferramenta, não teríamos como tocar o projeto, porque necessitamos de investimento em mídia”, afirmou Braida.
O crédito da Fomento Paraná, além de custear a pesquisa, será usado na divulgação do produto para o consumidor final, com anúncios em televisão, internet e outras mídias.
APOIO - O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, destacou o papel da instituição em apoiar o setor produtivo nos últimos anos.
“Desde 2010, ampliamos de R$ 10 milhões para R$ 750 milhões os financiamentos ao setor privado no Estado. Hoje, a Fomento tem contratos em 322 municípios do Paraná com o setor privado. Isso faz muita diferença”, disse Sobrinho.
A Fomento Paraná é credenciada desde 2013 pela Finep – Inovação e Pesquisa para operar nas linhas programa Inovacred e já contratou mais de R$ 19 milhões para financiamentos de projetos de desenvolvimento tecnológico. “Hoje mais de 60 empresas paranaenses têm já financiamento com a Fomento Paraná na área de inovação”, completou Sobrinho.
DEXTER - A indústria de inseticidas domissanitários surgiu em 1997 como uma dedetizadora, em Pato Branco, Sudoeste do Paraná. Em 2004, a Dexter se mudou para São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para facilitar a logística de distribuição. Seis anos mais tarde, foi construída a sede própria, também em São José dos Pinhais.
A Dexter fornece 25 produtos relacionados ao controle de pragas domésticas e urbanas, incluindo o segundo raticida mais vendido do Brasil. A empresa vende para todo o País e é líder nacional no segmento de iscas em gel e líder em raticidas na região Sul. Atualmente, conta com 65 empregados e deve aumentar o quadro de funcionários em 30%.
AJUSTE FISCAL – No evento, Traiano voltou a destacar que o Paraná tem uma situação bem melhor que os demais Estados brasileiros por conta do ajuste fiscal implantado pelo governador Beto Richa e do bom ambiente de negócios.
Em meio à crise e a falta de segurança jurídica para as empresas que querem investir, o Paraná continua a incentivar novos projetos e está colocando as contas em dia. “O Paraná tem a melhor condição financeira entre os Estados. Saldou pendências e antecipou o décimo terceiro para o funcionalismo para 10 de dezembro”, disse Traiano.
Participaram da assinatura do financiamento o diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, Luis Hauly; e o diretor de Operações do Setor Público, Omar Sabbag Filho; o secretário estadual de Comunicação Social, Paulino Viapiana; o diretor Comercial da Dexter Latina, Carlos Anacleto Oleias; o diretor Executivo, Ricardo Frederico; o gerente de Marketing, Noel Junior;a analista de marketing, Mayara Galicia; e a gerente de Qualidade, Francinea Souza.
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