Empresa de embalagens em Campo Largo irá gerar 260 empregos diretos

Mesmo antes da inauguração, diretores da alemã SIG Combibloc anunciam expansão da fábrica
Publicação
12/05/2011 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A empresa alemã SIG Combibloc inaugura em junho sua primeira fábrica de embalagens longa vida na América do Sul. A unidade está sendo instalada em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba e, antes mesmo de entrar em operação, já planeja a expansão das instalações para triplicar a capacidade de produção. Representantes da multinacional estiveram com o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para apresentar o plano de expansão, para o qual pleiteiam benefícios do governo estadual por meio do programa Paraná Competitivo.
O investimento na fábrica de Campo Largo é de 90 milhões de euros e foi planejado para atender o mercado brasileiro e todo continente americano, incluindo Estados Unidos e Canadá. A produção inicial será de 700 milhões de unidades por ano, segundo informaram a Hauly o diretor da multinacional para o Brasil, Felix Colas, e o executivo Lutz Braune.
De acordo com Colas, o mercado brasileiro, o segundo maior do mundo, atendido hoje por uma única indústria, chega a 11 bilhões de unidades por ano. Com a linha que entra em operação no dia 6 de junho, o plano da SIG Combibloc é chegar a 1 bilhão de unidades até o fim deste ano e a 2 bilhões em 18 meses. Serão criados 260 empregos diretos.
A expansão das linhas de produção receberá investimentos de mais 140 milhões de euros. Com isso, em três anos, a produção deve chegar a 3 bilhões de unidades por ano e serão criados mais 120 empregos diretos.
Durante a construção da SIG em Campo Largo, feita pela Emisa – braço industrial da Plaenge Engenharia –, a média de empregos gerados em dois anos foi de 150 funcionários, com pico de 200. O papel cartão usado pela SIG Combibloc é fornecido pela Klabin, de Telêmaco Borba, e o resultado final é totalmente reciclável.
Da reunião com o secretário Hauly participaram também o diretor da Plaenge, Evaldo Medina Fabian, e o prefeito de Campo Largo, Edson Basso.