Embaixadores de países do
Sudeste Asiático são recebidos
no Palácio Iguaçu

Os embaixadores da Indonésia, Tailândia e Vietnã e os encarregados de negócios de Singapura e Filipinas vieram prospectar futuras parcerias com o Paraná
Publicação
25/04/2016 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (25), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a visita de embaixadores e encarregados de negócios da Indonésia, Tailândia, Vietnã, Singapura e Vietnã no Brasil. Os cinco países integram a Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e prospectam futura cooperação entre a região e o Estado.
Participaram da audiência o chefe da delegação e embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto; os embaixadores da Tailândia, Pitchayaphant Charnbhumidol, e do Vietnã, Nguyen Van Kien; a encarregada de negócios da embaixada de Singapura, Chin Siew Fei, e o encarregado dos negócios das Filipinas, Ariz Convalecer. O evento foi acompanhado pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
Richa disse que o Paraná tem interesse em fortalecer o diálogo com os países da região. “É muito importante ampliar as relações diplomáticas para a troca de experiências e para parcerias comerciais com os países do sudoeste asiático”, afirmou o governador.
O embaixador da Indonésia, Toto Riyanto, disse que os principais objetivos do bloco são acelerar o crescimento econômico e fomentar a estabilidade regional. De acordo com ele, o grupo tem interesses em parcerias nas áreas de agricultura, educação, inovação e industriais.
Riyanto afirmou que o Paraná será um grande parceiro dos países do sudoeste asiático. “Queremos estreitar ainda mais as cooperações com o Paraná. Apesar das incertezas da economia mundial, nosso bloco registra expressivo crescimento”, afirmou.
A Asean reúne dez países (os cinco citados e mais Camboja, Brunei, Malásia, Myanmar e Laos) com uma população de mais de 600 milhões de habitantes. O PIB conjunto é de mais de US$ 2 trilhões.
INFRAESTRUTURA
- Richa agradeceu a visita da comitiva e fez um balanço dos avanços do Paraná. Ele ressaltou que o Estado modernizou sua infraestrutura de transporte e logística, especialmente o porto de Paranaguá. “Modernizamos e implantamos no Porto uma gestão eficiente, que é reconhecida por todas as entidades do setor”, afirmou.
O Estado criou mecanismos institucionais de negociação com a iniciativa privada, como a Agência Paraná de Desenvolvimento. Nos últimos anos atraiu muitos investimentos produtivos. “É o maior ciclo de industrialização da história do Paraná, que iniciou um processo de diversificação de suas exportações”, disse o governador.
O Paraná foi apontado pelo Financial Times como o estado sul-americano com a melhor estratégia de atração de investimentos. Antes disso, fora indicado pelo britânico The Economist o segundo estado brasileiro mais competitivo. E recentemente alcançou o status de quarta maior economia estadual do País.
Box
Reunião com secretários estaduais
amplia diálogo sobre parcerias

Após a audiência com o governador, os embaixadores e suas delegações se reuniram com secretários estaduais para ampliar o diálogo sobre parcerias e cooperação nas áreas tecnologia, inovação e ensino superior, infraestrutura e logística, agricultura, desenvolvimento econômico e turismo. “É a primeira vez que venho ao Paraná. Com essas reuniões, meu interesse no Estado aumentou e gostaríamos muito de melhorar as relações da Indonésia e da comunidade asiática com o Estado. Há um interesse especial no Paraná, pelas suas similaridades com alguns países do Sudeste Asiático”, afirmou Toto Riyanto, da Indonésia.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, lembrou que as universidades asiáticas são conceituadas internacionalmente e que no Paraná já há parcerias individuais, de pesquisadores e universidades, com instituições de alguns países daquela região. “O que queremos é uniformizar o processo, com a coordenação da Secretaria da Ciência e Tecnologia e através do setor de relações internacionais das sete universidades estaduais. Poderemos intensificar a cooperação com intercâmbio de professores e pesquisadores”, disse João Carlos Gomes.
Também foi positiva a avaliação do secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. "É importante a aproximação do Paraná com os países do Sudeste Asiático. “São países que crescem muito. As delegações demonstram grande interesse em conhecer melhor o Paraná e confirmam o destaque do Estado no Brasil”, afirmou Richa Filho. “Temos coisas em comum. Eles têm interesse na agricultura. Mostramos que o Paraná apesar de ser pequeno, com tecnologia consegue produtividade acima da média nacional. Esses países têm avançado muito em infraestrutura, como rodovias e ferrovias, e planejamento urbano”, afirmou o secretário.
Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, Francisco Carlos Simioni; a assessora técnica da Agência Paraná Desenvolvimento, Maria Cecília Flores; além do coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzoto.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS