Educação reúne ouvidores para orientações técnicas

Encontro fez parte de uma série de ações estabelecidas pela Ouvidoria para acelerar os processos de atendimento à comunidade escolar. Foram discutidas questões técnicas relacionadas às atividades e promover a troca de experiências e informações.
Publicação
22/11/2017 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Educação reuniu, nesta quarta-feira (22), em Curitiba, os ouvidores que atuam nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) para discutir questões técnicas relacionadas às atividades e promover a troca de experiências e informações. Pela manhã, os profissionais participaram de palestras e visita técnica na Controladoria Geral do Estado (CGE).

A ouvidoria é o canal de comunicação direto entre a Secretaria e os Núcleos Regionais de Educação com a comunidade escolar, que pode fazer reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios sobre a prestação de serviços públicos referentes à pasta.

O encontro desta quarta-feira, realizado no Colégio Estadual Pedro Macedo, no bairro Portão, na capital, fez parte de uma série de ações estabelecidas pela Ouvidoria da Secretaria para acelerar os processos de atendimento à comunidade escolar, com redução de prazos e formação para mediação de conflitos.

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS - Uma das principais ações é a resolução de conflitos pelas direções das escolas e Núcleos de Educação. “Estamos fazendo uma atualização com as equipes de ouvidores, tanto da secretaria quanto dos núcleos de educação, para agilizarmos os atendimentos à comunidade escolar e facilitarmos o trabalho desenvolvido por essas equipes vinculadas à Secretaria da Educação”, explicou a coordenadora da Ouvidoria da Secretaria da Educação, Margarete Maria Lemes.

Ela lembrou que a troca de informações entre os ouvidores das regionais fortalece o trabalho desenvolvidos pelos NREs. “As demandas da comunidade escolar que chegam às ouvidorias contribuem para definir as ações que são desenvolvidas na gestão dos núcleos de educação”, disse.

FORTALECER - A ouvidora do Núcleo Regional de Cornélio Procópio (Norte), Elizabeth Daros, disse que o feedback contribui para fortalecer a qualidade do serviço prestado à comunidade escolar. “As demandas que chegam às ouvidorias são muito dinâmicas e diferentes ao longo do ano letivo. Essa troca de informações nos dá os subsídios necessários para atender a sociedade da melhor forma possível com a efetividade que se espera da administração pública”, disse.

OUVIDORIA NAS ESCOLAS – No início do ano as equipes da ouvidoria da Secretaria da Educação e Núcleos Regionais de Educação realizaram uma série de visitas às escolas estaduais para conhecer de perto as realidades vivenciadas pelas unidades escolares, orientar e trocar experiências com os gestores e agilizar os atendimentos à comunidade escolar.

A iniciativa é inédita no Estado e também está inserida no programa Minha Escola Tem Ação (META), que tem como objetivo aproximar as ações da Secretaria da Educação das escolas estaduais. 

CANAL DIRETO – O cidadão pode registrar sua demanda na Secretaria da Educação ou em seu Núcleo Regional de Educação, através da internet, telefone, carta ou atendimento presencial.

A Ouvidoria da Secretaria Estadual da Educação está localizada na Avenida Água Verde, 2140 - Vila Isabel, Curitiba.

O contato também pode ser feito pelo e-mail ouvseed@seed.pr.gov.br ou pelos telefones: 0800 - 419192, (41) 3340-1538 e (41) 3340-1539, (41) 3340-1596, (41), 3340-1732. Confira aqui os endereços e contatos das Ouvidorias nos 32 Núcleos Regionais de Educação:
www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=76 .

 

 

GALERIA DE IMAGENS