Educação promove debate sobre proposta
do governo federal para o ensino médio

No dia 13 de outubro serão realizadas discussões simultâneas nas 32 regionais da educação no paraná, com a presença de pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação
Publicação
04/10/2016 - 17:20
Editoria

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A Secretaria de Estado da Educação fará seminários em todo o Paraná para debater as mudanças propostas pelo governo federal para o ensino médio. No dia 13 de outubro, serão realizadas discussões simultâneas nas 32 regionais da Educação no Paraná, com a participação de toda a comunidade - pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação.
Na manhã desta terça-feira (4) já foi realizada uma webconferência com os chefes dos Núcleos Regionais, para alinhar a organização dos eventos. “A intenção é tornar o debate o mais amplo possível. Claro que as escolas estão fazendo esses debates ao longo dos últimos dias e os seminários vão servir para alinhar e enriquecer as discussões”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.
DUAS VERTENTES - Ela esclarece que há duas vertentes básicas na reforma proposta pelo Ministério da Educação. “Uma é a da ampliação da oferta do ensino integral, ao que vamos aderir, pois já faz parte do nosso programa. Outra é a questão das cinco ênfases, que será a opção do estudante por linguagens, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza ou formação técnica e profissional. Isso sim precisa ser bastante debatido para encontrarmos uma fórmula que interesse ao aluno paranaense. Aqui no Estado vamos manter todas as disciplinas”, esclareceu Ana Seres.
A secretária avalia que a reforma, de maneira geral, é positiva para os estudantes. “Algo precisa ser feito pelo ensino médio brasileiro. É essa etapa que concentra os piores índices de aproveitamento e maior índice de abandono”, resumiu Ana Seres.
Em relação ao impacto das mudanças no orçamento, a Secretaria está fazendo estudos envolvendo as superintendências da Educação (área pedagógica) e de Desenvolvimento Educacional (infraestrutura e matrículas).

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