Educação participa com ensino profissional, EJA e oficinas

Informações sobre exames online, certificação de competências, tecnologia educacional e oficinas estão entre as ações ofertadas pelo Governo do Estado no Mutirão da Cidadania do Bairro Novo, em Curitiba, até sábado.
Publicação
08/08/2017 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Informações e orientações sobre as ações e programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação estão entre os cerca de 130 serviços públicos ofertados no Mutirão da Cidadania do Bairro Novo, em Curitiba. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a prefeitura da capital, começou nesta segunda-feira (7) e segue até sábado (12).

A secretária da Educação, Ana Seres, diz que o mutirão é uma oportunidade para mostrar à comunidade onde procurar os serviços públicos que necessita. “As pessoas não costumam ir até as secretarias. A presença do Governo do Estado junto com a prefeitura no bairro facilita o acesso aos serviços. Essas ações fortalecem o vínculo dos bairros com o poder público”, disse ela.

ENSINO PROFISSIONAL E EJA - Entre as principais atividades da rede estadual de ensino apresentadas no mutirão está a oferta da Educação para Jovens e Adultos (EJA), Exames Estaduais de EJA Online e Programa Paraná Alfabetizado, informações sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e adultos (Encceja).

A modalidade de ensino por meio de cursos técnicos, formação inicial e continuada, e formação de docentes são outras ações apresentadas no Mutirão.

A dona de casa Rosa Reis Chmura, foi acompanhada do filho, Nathan Reis Chmura, de 13 anos, que pretende fazer o curso de eletromecânica. “Fiquei contente com o atendimento, tiramos as dúvidas que tínhamos sobre matrículas e sobre o curso”, disse.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - Uma das novidades apresentada à comunidade escolar é o projeto Seed Lab. Desenvolvido pela diretoria de políticas e tecnologias educacionais, a ação consiste no incentivo ao desenvolvimento de tecnologias pelos estudantes, reforçando o conceito de aprendizagem criativa. O objetivo é reforçar iniciativas voltadas à resolução colaborativa de problemas, estimulando a cultura de inovação criativa entre estudantes, professores e comunidade.

Estão sendo ofertadas oficinas de tecnologias em que os visitantes poderão criar e programar robôs, aprender a criar animações e jogos digitais, modelagem e impressão em 3D.

CIRCUITO DE PAPEL - A administradora de empresas Sílvia Dinis aproveitou para ir junto com o marido, o empresário Egon Leyser, e o filho, Antoni Leyser, de 11 anos, para conhecer e participar da oficina de circuito em papel. “A oficina chamou a atenção porque a informática está presente nas novas gerações e é um tema que meu filho gosta muito. Então resolvemos tirar as tardes de segunda e terça para acompanhar as oficinas e fazer um programa de família diferente”, contou.

Serviço – Mutirão da Cidadania
Horários: segunda a sexta-feira das 13h às 19h e sábado das 9h às 17h
Endereço – Clube da gente do Bairro Novo. Rua Marcolina Caetana Chaves, 150, Sítio Cercado

GALERIA DE IMAGENS