Ao completar 22 anos de existência, o Disque-Gramática, um dos mais antigos projetos de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), amplia os canais de atendimento à população da cidade e região. As redes sociais e o e-mail são cada vez mais usados para sanar dúvidas acerca da estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa. São registrados cerca de 100 atendimentos por mês.
Mesmo com novos meios de contato, o atendimento por telefone ou presencial, na Sala 20 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), são mantidos. A iniciativa conta com a participação de alunos do curso de Letras-Português – mais de 120 estudantes de graduação e pós-graduação já que passaram pelo projeto.
O objetivo é tirar dúvidas sobre questões ligadas à gramática da Língua Portuguesa, entre elas ortografia, concordância, acentuação, sintaxe, além de semântica. Hoje os atendimentos são feitos por cinco alunos sob supervisão das professoras do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, Cristina Simon e Maria Isabel Borges, coordenadora do projeto.
Quem busca atendimento tem à disposição serviços que dão suporte para ler, falar e escrever corretamente. É o caso de dúvidas ligadas ao uso da crase, hífen, concordância, pontuação e ortografia que, segundo a equipe do projeto, são as principais demandas, além da correção de pequenos textos.
De acordo com Cristina Simon, “embora o projeto tenha o nome de Disque-Gramática, não é apenas sobre gramática e também não é só por meio do telefone.
Além de atuar como referencial da norma-padrão do português brasileiro, o projeto busca esclarecer questões concernentes à formação da Língua Portuguesa, assim como incentivar a compreensão da língua enquanto organismo vivo e, mesmo tempo, desconstruir o preconceito linguístico. Ao longo dos anos o Disque-Gramática conquistou credibilidade e a confiança das comunidades acadêmica e externa.
TRAJETÓRIA - O projeto começou em 1995, idealizado e criado pelo professor aposentado da Universidade Joaquim Carvalho da Silva, que participou até sua aposentadoria, em 2015. Ele esteve à frente do projeto durante duas décadas e lançou o livro “Gramática - Na prática pode ser diferente”, publicado em 2010 pela Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel).
A publicação reúne dúvidas mais frequentes registradas desde a criação do projeto, além de perguntas selecionadas dentro do programa Fala Brasil, veiculado desde 2006 pela rádio Paiquerê (AM-1110). O programa é transmitido de segunda-feira a sábado, dentro do Jornal da Manhã, que começa às 7h30. São programas com duração máxima de cinco minutos que abordam temas selecionados a partir de perguntas que chegam ao Disque-Gramática.
SERVIÇO - O Disque-Gramática fica na Sala 20 do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas. Além de sanar dúvidas pelo emeio http://disque-gramatica@uel.br, a equipe também atende por meio do endereço eletrônico http://www.facebook.com/DisqueGramaticaUEL . O telefone é 3371-4619.