Diretores do Iapar iniciam trabalho com ênfase no relacionamento institucional

Novidade fica por conta das funções relacionadas à difusão de tecnologia e relacionamento institucional que serão tratadas pela direção
Publicação
07/01/2011 - 12:00
Editoria
Os novos diretores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) iniciaram as atividades após retornarem de Curitiba, onde acompanharam a posse do governador Beto Richa e participaram de reuniões com o secretário da agricultura, Norberto Anacleto Ortigara, e em outros órgãos sediados na capital.
O engenheiro agrônomo Florindo Dalberto é o novo diretor-presidente; a diretoria de pesquisas será conduzida pelo pesquisador Armando Androcioli Filho. Completam a equipe Adelar Motter, na diretoria de recursos humanos e negócios tecnológicos, e Altair Sebastião Dorigo, responsável pela administração e finanças. Todos são profissionais de carreira da instituição.
Segundo Dalberto está programada uma cerimônia para a transmissão dos cargos, mas ainda sem data definida, pois aguarda agenda do secretário e do governador. “O importante é começarmos a trabalhar imediatamente, aos poucos vamos cumprindo os aspectos formais”, disse.
A novidade fica por conta das funções relacionadas à difusão de tecnologia e relacionamento institucional que serão tratadas pela direção. De acordo com o diretor-presidente, as ações se encontravam dispersas na estrutura da organização e, para ganhar efetividade serão agrupadas com a denominação de negócios tecnológicos e ficarão a cargo do agrônomo Adelar Motter, que assume também a diretoria de recursos humanos.
De acordo com Dalberto este é o primeiro passo para estruturar, no curto prazo, uma diretoria própria para coordenar as atividades de transferência de tecnologia, comunicação, comercialização de produtos e processos tecnológicos, propriedade intelectual e marketing. “Só assim ampliaremos a interação com o setor produtivo e com a rede de entidades de pesquisa do Paraná e do Brasil”, disse. Esta estrutura possibilitará retomar o padrão de relacionamento institucional com o ambiente da agropecuária e da pesquisa nacional.
Perfil – O novo diretor-presidente, Florindo Dalberto, tem 66 anos e é especialista em administração de pesquisa. É presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná.
Armando Androcioli Filho, 58 anos, é novo diretor de pesquisas. No Iapar desde 1974, Androcioli fez carreira no programa café da instituição, do qual foi coordenador durante 17 anos.
Adelar Motter, 50 anos, assume a diretoria de recursos humanos e negócios tecnológicos. Especialista em políticas públicas, ele trabalha no Iapar desde 1991, onde já foi diretor adjunto de pesquisas e coordenador de difusão de tecnologias, do programa fruticultura e de projetos ligados ao desenvolvimento regional e de cadeias produtivas.
Altair Sebastião Dorigo, 49 anos, permanece na função que desempenha desde 2005. Especializado em gestão pública e em auditoria e gerência contábil, é funcionário do Iapar desde 1981, onde ocupou este mesmo cargo no período 1990-1995.

GALERIA DE IMAGENS