Detran reativa Conselho de
Administração depois de 20 anos

O grupo tem a missão de estabelecer diretrizes, definir estratégias e aprovar as contas do departamento. Servidores também participam do colegiado
Publicação
15/12/2011 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Conselho de Administração do Departamento de Trânsito do Paraná voltou a se reunir depois de 20 anos inativo. Hierarquicamente acima da diretoria, o grupo tem a missão de estabelecer diretrizes, definir estratégias e aprovar as contas do departamento.
O colegiado é formado pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar (presidente), o diretor-geral do Detran, Marcos Traad (secretário executivo) e os secretários da Fazenda, Luís Carlos Hauly, Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, e Infraestrutura e Logistíca, José Richa Filho.
Também participam dos debates e votações o servidor estatutário Clemar Pelegrini e a suplente Mari Bernadete Besing. Eles foram eleitos por 57% dos votos de cerca de 900 funcionários de carreira do departamento. “O conselho é democrático. Por isso, temos o compromisso de trazer de forma clara e transparente as expectativas do corpo funcional do Detran para melhores condições de trabalho e atendimento aos usuários”, disse Pelegrini.
Nos próximos dois anos, os conselheiros se reunirão a cada quatro meses e, extraordinariamente, sempre que necessário. Eles devem aprovar previamente planos e programas de trabalho, orçamento de despesas, investimentos e alterações nos processos operacionais.
“O conselho tem um papel importante não só na fiscalização e acompanhamento dos atos, mas também no apoio à diretoria geral. Acredito que a retomada das reuniões mostra a valorização do Detran”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
Nos últimos anos, sem o conselho, o Detran deixou de apresentar um plano estratégico que definisse metas de melhorias em médio e longo prazos. “Retomar este colegiado significa cumprir a legislação e fazer com que os atos da diretoria sejam públicos e legais”, destacou o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
“A Lei 8096, que garante o caráter democrático e permite a participação dos funcionários no grupo, foi instituída em junho de 1985, pelo então governador José Richa. Este momento tem um significado muito especial, que marca a valorização dos servidores”, completou Traad.
Para o secretário da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, o conselho estabelece uma sinergia de esforços entre as instituições participantes. “Os conselheiros trazem novas propostas e estimulam melhorias. O grupo une esforços do governo e potencializa o trabalho que vem sendo feito dentro do Detran”, disse.

GALERIA DE IMAGENS