A rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) está com o trânsito em meia pista próximo ao supermercado Carrefour, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O desvio foi feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para as obras do viaduto que será construído sobre a linha do trem que passa pelo local.
A alteração no trânsito está funcionando desde o início do mês de março e o tráfego está em meia pista, tanto para quem segue no sentido Pinhais-Piraquara, quanto Piraquara-Pinhais. Todo o local está bem sinalizado e o desvio foi definido em um trabalho conjunto do DER com a Prefeitura de Pinhais.
As obras para construção do viaduto estão previstas para começar na segunda quinzena de abril e fazem parte da duplicação da PR-415, rodovia que faz a ligação dos municípios de Curitiba, Pinhais e Piraquara. Por dia, cerca de 25 mil veículos circulam pela estrada. O Governo do Paraná está investindo R$ 162 milhões na duplicação da rodovia.
MAIS SEGURANÇA - Comerciantes e moradores de bairros próximos onde será construído o viaduto acreditam que a obra vai melhorar o trânsito na região. Baltazar Rolim, 64 anos, mora no bairro Maria Antonieta e há 20 anos vende caldo de cana na Rodovia João Leopoldo Jacomel.
“O viaduto vai melhorar muito o trânsito, principalmente por causa do trem que passa aqui. Este cruzamento é perigoso, sempre dá acidente. Volta e meia um trem bate em algum carro. Essa obra de duplicação vai trazer mais segurança para todos”, disse Rolim.
Para Jobel Guiraud, 51 anos, morador do Jardim Amélia, o viaduto será uma boa solução. “O trânsito vai ficar melhor para quem vem de Piraquara e para o pessoal aqui de Pinhais. O movimento aqui é grande nos horários de pico, tanto de carros quanto de pedestres”, afirmou Guiraud.
VIADUTO - O viaduto terá uma extensão de 200 metros e 26,60 metros de largura com cinco faixas (duas sentido Curitiba e três sentido Piraquara, uma será entrada para via marginal do bairro Maria Antonieta) e acostamento. Ele será feito com estacas escavadas de 1,20m, 1,50m e 2m de diâmetro. Ao todo serão 74 estacas. As cabeceiras do viaduto serão feitas em terra armada.
Também serão utilizadas 54 vigas pré-moldadas para o viaduto e 24 vigas para a alça de acesso, que será construída na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco para quem quiser seguir para o bairro Jardim Amélia em Pinhais.
As vigas terão peso entre 30 a 70 toneladas. No total serão usados 8.800 metros cúbicos de concreto e 1.400 toneladas de aço só na fundação do viaduto.
DUPLICAÇÃO - Várias frentes de trabalho estão em andamento na duplicação da PR-415. Em Pinhais também está em construção a trincheira sobre a Rua Jacob Macanhan. Ao longo da rodovia estão sendo feitas obras de pavimentação, drenagem e de contenção de encostas. Serão 14 quilômetros totalmente revitalizados entre Pinhais e Piraquara, com seis faixas de circulação em alguns trechos.
DETALHES DA DUPLICAÇÃO PR-415:
Investimento R$ 162 milhões
Extensão 14 km
1 viaduto com 200 metros, próximo ao Carrefour
1 trincheira na Rua Jacob Macanhan
Alargamento das pontes sobre os rios Iraí, Piraquara e Atuba
Uma alça de retorno
Dois bolsões de retornos
14 km de calçadas e ciclovias
8 passarelas
6 muros de contenção
1 muro de arrimo na adutora Sanepar (próximo ao Carrefour)
Iluminação central em todo o trecho
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
A alteração no trânsito está funcionando desde o início do mês de março e o tráfego está em meia pista, tanto para quem segue no sentido Pinhais-Piraquara, quanto Piraquara-Pinhais. Todo o local está bem sinalizado e o desvio foi definido em um trabalho conjunto do DER com a Prefeitura de Pinhais.
As obras para construção do viaduto estão previstas para começar na segunda quinzena de abril e fazem parte da duplicação da PR-415, rodovia que faz a ligação dos municípios de Curitiba, Pinhais e Piraquara. Por dia, cerca de 25 mil veículos circulam pela estrada. O Governo do Paraná está investindo R$ 162 milhões na duplicação da rodovia.
MAIS SEGURANÇA - Comerciantes e moradores de bairros próximos onde será construído o viaduto acreditam que a obra vai melhorar o trânsito na região. Baltazar Rolim, 64 anos, mora no bairro Maria Antonieta e há 20 anos vende caldo de cana na Rodovia João Leopoldo Jacomel.
“O viaduto vai melhorar muito o trânsito, principalmente por causa do trem que passa aqui. Este cruzamento é perigoso, sempre dá acidente. Volta e meia um trem bate em algum carro. Essa obra de duplicação vai trazer mais segurança para todos”, disse Rolim.
Para Jobel Guiraud, 51 anos, morador do Jardim Amélia, o viaduto será uma boa solução. “O trânsito vai ficar melhor para quem vem de Piraquara e para o pessoal aqui de Pinhais. O movimento aqui é grande nos horários de pico, tanto de carros quanto de pedestres”, afirmou Guiraud.
VIADUTO - O viaduto terá uma extensão de 200 metros e 26,60 metros de largura com cinco faixas (duas sentido Curitiba e três sentido Piraquara, uma será entrada para via marginal do bairro Maria Antonieta) e acostamento. Ele será feito com estacas escavadas de 1,20m, 1,50m e 2m de diâmetro. Ao todo serão 74 estacas. As cabeceiras do viaduto serão feitas em terra armada.
Também serão utilizadas 54 vigas pré-moldadas para o viaduto e 24 vigas para a alça de acesso, que será construída na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco para quem quiser seguir para o bairro Jardim Amélia em Pinhais.
As vigas terão peso entre 30 a 70 toneladas. No total serão usados 8.800 metros cúbicos de concreto e 1.400 toneladas de aço só na fundação do viaduto.
DUPLICAÇÃO - Várias frentes de trabalho estão em andamento na duplicação da PR-415. Em Pinhais também está em construção a trincheira sobre a Rua Jacob Macanhan. Ao longo da rodovia estão sendo feitas obras de pavimentação, drenagem e de contenção de encostas. Serão 14 quilômetros totalmente revitalizados entre Pinhais e Piraquara, com seis faixas de circulação em alguns trechos.
DETALHES DA DUPLICAÇÃO PR-415:
Investimento R$ 162 milhões
Extensão 14 km
1 viaduto com 200 metros, próximo ao Carrefour
1 trincheira na Rua Jacob Macanhan
Alargamento das pontes sobre os rios Iraí, Piraquara e Atuba
Uma alça de retorno
Dois bolsões de retornos
14 km de calçadas e ciclovias
8 passarelas
6 muros de contenção
1 muro de arrimo na adutora Sanepar (próximo ao Carrefour)
Iluminação central em todo o trecho
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br