Defesa Civil deve ser estruturada
nos primeiros dias de gestão

A Orientação é do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil aos prefeitos eleitos reunidos em Foz do Iguaçu. No Paraná será realizado, no início de janeiro, um curso para formação de agentes municipais para atuarem no setor
Publicação
01/12/2016 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Ramlow, orientou os prefeitos paranaenses a estruturarem os núcleos municipais desta área já nos primeiros dias de gestão, a fim de evitar surpresas com possíveis desastres ambientais. Ramlow participou nesta quinta-feira (01) do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, promovido pelo Governo do Estado e Sebrae Paraná, em Foz do Iguaçu. Ele falou sobre A Defesa Civil e o Município.
No Paraná, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil irá promover, no início de janeiro, a formação dos agentes municipais para atuarem no setor. “Com os cursos de capacitação, os municípios terão o técnico ideal para ser o agente de defesa civil em seu município. Isso é importante para que as prefeituras recebam os recursos necessários para responder aos desastres de forma rápida e eficiente”, explicou Ramlow. “A Defesa Civil trabalha com prazos. Quanto mais cedo as informações chegarem à Secretaria Nacional, mais cedo os municípios recebem os recursos”, disse.
O secretário afirmou que eventos como o encontro desta semana fortalecem a integração entre os estados e municípios. “A Defesa Civil do Paraná é uma das melhores da América Latina. Os municípios precisam aproveitar essa expertise para também montarem uma estrutura forte”, ressaltou.
FORMAÇÃO – A Coordenadoria Estadual está concluindo o desenvolvimento de uma plataforma de ensino a distância para que os 399 municípios participem da formação. “Após as capacitações a distância, vamos reunir os agentes nos núcleos regionais para que eles recebam um treinamento para operar o sistema de Defesa Civil do Estado”, explicou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Adílson Castilho Casitas.
De acordo com o coronel Castilho, com a mudança nas prefeituras, a maioria dos agentes de Defesa Civil também deverá ser renovada. “Por isso é importante que façamos este treinamento o quanto antes, porque o desastre não tem data marcada para ocorrer”, salientou. “Se acontecer, as pessoas precisam estar preparadas para o preenchimento da documentação, fazer o enfrentamento e adotar as medidas necessárias para minimizar seus efeitos e o sofrimento das pessoas atingidas”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS