DER lança versão 2011
dos mapas rodoviário
e aeroportuário

A nova versão fez atualizações pontuais na malha rodoviária do Estado e também incluiu as novas praças de pedágio das concessionárias
Publicação
20/07/2011 - 15:40

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O Departamento de Estradas de Rodagem – DER apresentou nesta quarta-feira (20) ao secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a edição 2011 dos Mapas Político Rodoviário do Paraná e Aeroportuário. A publicação obedece ao Decreto Estadual número 1505 / 2011, que obriga o uso do brasão oficial do Estado nas publicações oficiais.
Segundo o diretor-geral do DER, Amauri Medeiros Cavalcanti, o mapa foi impresso no Departamento de Imprensa Oficial do Estado – DIOE, em escala 1:900.000, no formato A1 com dimensões de 594x 841 mm, e traz a localização das rodovias em relação aos municípios do Paraná na versão rodoviária, a posição dos aeroportos oficiais na versão aeroportuária, e a tabela de localização dos municípios.
A nova versão fez atualizações pontuais na malha rodoviária do Estado, incluindo a relocação dos postos das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual. Também foram incluídas as novas praças de pedágio das concessionárias que operam entre a divisa com São Paulo e Santa Catarina (BR 116), e entre Curitiba e Garuva (BR 376).
PLANEJAMENTO – O mapa do DER é considerado um instrumento de planejamento e orientação, e sua distribuição é dirigida aos órgãos públicos e entidades ligadas ao planejamento viário. “A visualização de nossas rodovias e suas interseções com os portos, aeroportos e ferrovias, é fundamental para o Estado planejar sua ação multimodal e a iniciativa privada planejar a logística”, destacou o secretário José Richa Filho.
Para a confecção do mapa, o setor de geoprocessamento do DER adotou vários procedimentos a partir da checagem da base cartográfica e imagens de satélite. Foram confrontadas informações das divisas político-rodoviárias dos municípios e atualizadas as rodovias federais e estaduais.
O trabalho obedeceu normas do Sistema Rodoviário Estadual estabelecidas pelo Decreto n. 6182 / 2010. Através do cadastramento da malha por GPS, foram verificadas as alterações em outros modais como portos e aeroportos. A publicação também inclui as 65 balsas em operação no Estado.
O trabalho desenvolvido pela área de geoprocessamento passou por quatro etapas: montagem, revisão um e dois, prova e impressão. Participaram do processo a chefe de Coordenação de Gestão de Planos e Programas de Infraestrutura e Logística - CGPP, Rejane Karam, os engenheiros Julio Cesar Vercesi Russi, especialista em geoprocessamento, e Ricardo Vilela Thielen, e mais a técnica Margarete do Rocio Vicentini.

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