O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) faz obras de conservação e melhorias nas rodovias estaduais da região Sudoeste. O DER investe cerca de R$ 17 milhões na manutenção, em alguns pontos com colocação de asfalto novo, e sinalização de 300 quilômetros de rodovias na região.
O trabalho é feito de forma descontínua, onde o pavimento está mais danificado em razão do tráfego intenso de veículos. “Essas obras de conservação são feitas pelo DER em todo o Estado para aumentar a segurança dos motoristas e deixar a malha viária em boas condições de tráfego”, afirma o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.
A PR-281, importante corredor de escoamento de produtos da região, está com obras entre Dois Vizinhos e o entroncamento com a PR-180, em Alto Bela Vista. O trecho tem 10,9 quilômetros, sendo que em quatro quilômetros a de recuperação já está pronta. Resta apenas a sinalização final.
A manutenção começou em 28 de abril e vai até agosto. O investimento na recuperação da PR-281 é de R$ 2,5 milhões. Nesta semana as equipes contratadas pelo DER executam a fresagem de 360 metros da rodovia, próximo ao km 4,5, no trevo de acesso a Cruzeiro do Iguaçu.
Foram retirados 12 centímetros de espessura do asfalto antigo. A rodovia recebe um fluxo diário de dez mil veículos, por isso é preciso fazer um remendo profundo, praticamente reconstruindo a estrada neste trecho. Durante os trabalhos o trânsito flui em meia pista, no sistema pare e siga. Todo o local está bem sinalizado pelo DER.
“Colocamos duas camadas de pavimento. São sete centímetros de camada estrutural, mais reforçada, e outros cinco centímetros da faixa de rolamento, a nova capa asfáltica”, explica o fiscal da obra, Edson Salder, técnico em laboratórios de solos do DER de Francisco Beltrão.
Esse trabalho prolonga a vida útil do pavimento. A previsão é que o trecho não precise de nova manutenção por dois anos e meio. Já o asfalto antigo fresado é reaproveitado no acostamento.
A PR-180, entre Alto Bela Vista e Francisco Beltrão, também recebe obras. Ao longo de 30,5 quilômetros são feitos trabalhos de conservação e melhorias do asfalto. O investimento é de R$ 4,5 milhões. Pela rodovia circulam diariamente cerca de sete mil veículos.
SEGURANÇA - A PR-471, entre Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu, recebe os trabalhos de conservação e manutenção. Próximo ao km 235 é feita fresagem para colocação de novo asfalto. O comerciante Irineu Ferrari, de Salto do Lontra, afirma que as obras são fundamentais. “A estrada boa aumenta a segurança para todos. Com o asfalto novo mais pessoas passam a usar a rodovia e até o comércio melhora”, disse Ferrari.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
O trabalho é feito de forma descontínua, onde o pavimento está mais danificado em razão do tráfego intenso de veículos. “Essas obras de conservação são feitas pelo DER em todo o Estado para aumentar a segurança dos motoristas e deixar a malha viária em boas condições de tráfego”, afirma o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.
A PR-281, importante corredor de escoamento de produtos da região, está com obras entre Dois Vizinhos e o entroncamento com a PR-180, em Alto Bela Vista. O trecho tem 10,9 quilômetros, sendo que em quatro quilômetros a de recuperação já está pronta. Resta apenas a sinalização final.
A manutenção começou em 28 de abril e vai até agosto. O investimento na recuperação da PR-281 é de R$ 2,5 milhões. Nesta semana as equipes contratadas pelo DER executam a fresagem de 360 metros da rodovia, próximo ao km 4,5, no trevo de acesso a Cruzeiro do Iguaçu.
Foram retirados 12 centímetros de espessura do asfalto antigo. A rodovia recebe um fluxo diário de dez mil veículos, por isso é preciso fazer um remendo profundo, praticamente reconstruindo a estrada neste trecho. Durante os trabalhos o trânsito flui em meia pista, no sistema pare e siga. Todo o local está bem sinalizado pelo DER.
“Colocamos duas camadas de pavimento. São sete centímetros de camada estrutural, mais reforçada, e outros cinco centímetros da faixa de rolamento, a nova capa asfáltica”, explica o fiscal da obra, Edson Salder, técnico em laboratórios de solos do DER de Francisco Beltrão.
Esse trabalho prolonga a vida útil do pavimento. A previsão é que o trecho não precise de nova manutenção por dois anos e meio. Já o asfalto antigo fresado é reaproveitado no acostamento.
A PR-180, entre Alto Bela Vista e Francisco Beltrão, também recebe obras. Ao longo de 30,5 quilômetros são feitos trabalhos de conservação e melhorias do asfalto. O investimento é de R$ 4,5 milhões. Pela rodovia circulam diariamente cerca de sete mil veículos.
SEGURANÇA - A PR-471, entre Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu, recebe os trabalhos de conservação e manutenção. Próximo ao km 235 é feita fresagem para colocação de novo asfalto. O comerciante Irineu Ferrari, de Salto do Lontra, afirma que as obras são fundamentais. “A estrada boa aumenta a segurança para todos. Com o asfalto novo mais pessoas passam a usar a rodovia e até o comércio melhora”, disse Ferrari.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr