O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que deu início nesta sexta-feira (19) aos trabalhos de construção da nova ponte sobre o Rio Ribeira, na PR-092, em substituição à antiga estrutura destruída pelas enchentes durante as fortes chuvas do início de agosto. A previsão inicial é que a obra, nas proximidades do local onde ficava a antiga ponte, fique pronta em aproximadamente 180 dias.
A ponte terá 143,10 metros de extensão por 12,80 metros de largura e cinco vãos. O custo fixado pelo DER é de R$ 6.791.000. De acordo com o órgão, o projeto passará a integrar o conjunto de obras que ligará Doutor Ulysses, por asfalto, à malha rodoviária pavimentada do Estado. O município é um dos cinco em todo o Paraná que ainda não tem acesso asfaltado.
O início das obras em curto prazo foi uma determinação do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. O DER que concluiu o projeto básico da nova ponte em tempo recorde e houve rapidez na análise das propostas de construção, em regime emergencial.
BALSA – Para resolver o problema de acesso a Doutor Ulysses, o DER está contratando a operação de uma balsa no local. O órgão já antecipou que a travessia pela balsa será gratuita. O município está sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, tendo como opção a saída até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151, o que aumenta a distância em cerca de 250 quilômetros,
A travessia provisória vai funcionar a montante do rio Ribeira, aproveitando a topografia mais favorável e a profundidade apropriada. Será permitida a passagem de oito carros em cada travessia ou dois caminhões por vez. O local escolhido pelos técnicos do DER, Defesa Civil e prefeitura de Cerro Azul fica aproximadamente a 1,8 mil metros da margem onde existia a antiga ponte.
Segundo o DER, as contratações da balsa e da ponte estão sendo conduzidas em regime de urgência para evitar mais prejuízos à comunidade local. Para tanto estão sendo utilizados leis e decretos estaduais e municipais para situações de emergência.
A ponte terá 143,10 metros de extensão por 12,80 metros de largura e cinco vãos. O custo fixado pelo DER é de R$ 6.791.000. De acordo com o órgão, o projeto passará a integrar o conjunto de obras que ligará Doutor Ulysses, por asfalto, à malha rodoviária pavimentada do Estado. O município é um dos cinco em todo o Paraná que ainda não tem acesso asfaltado.
O início das obras em curto prazo foi uma determinação do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. O DER que concluiu o projeto básico da nova ponte em tempo recorde e houve rapidez na análise das propostas de construção, em regime emergencial.
BALSA – Para resolver o problema de acesso a Doutor Ulysses, o DER está contratando a operação de uma balsa no local. O órgão já antecipou que a travessia pela balsa será gratuita. O município está sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, tendo como opção a saída até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151, o que aumenta a distância em cerca de 250 quilômetros,
A travessia provisória vai funcionar a montante do rio Ribeira, aproveitando a topografia mais favorável e a profundidade apropriada. Será permitida a passagem de oito carros em cada travessia ou dois caminhões por vez. O local escolhido pelos técnicos do DER, Defesa Civil e prefeitura de Cerro Azul fica aproximadamente a 1,8 mil metros da margem onde existia a antiga ponte.
Segundo o DER, as contratações da balsa e da ponte estão sendo conduzidas em regime de urgência para evitar mais prejuízos à comunidade local. Para tanto estão sendo utilizados leis e decretos estaduais e municipais para situações de emergência.