DER apresenta proposta
ao Contran para nova norma
de limpador de para-brisas

A intenção é alterar uma das normas da Resolução 224 do Contran. Atualmente somente o limpador de para-brisa do motorista precisa ser ligado durante a viagem. Para o DER, o ideal é uso dos dois para-brisas como forma de melhorar a visibilidade do condutor
Publicação
19/08/2016 - 15:20

Confira o áudio desta notícia


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) apresentou uma proposta ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para regulamentar o uso dos dois limpadores de para-brisas em ônibus. A medida foi levada à Câmara Temática de Assuntos Veiculares (CTAV), como forma de aumentar a segurança de ônibus, em especial aqueles que fazem o transporte de passageiros e veículos fretados.
A intenção do DER é alterar uma das normas da Resolução 224 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Atualmente somente o limpador de para-brisa do motorista precisa ser ligado durante a viagem. Para o DER, o ideal é uso dos dois para-brisas como forma de melhorar a visibilidade do condutor. “Estamos sempre buscando medidas que possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas. A intenção desta proposta é melhorar as condições de visibilidade dos motoristas e diminuir os riscos de acidentes em condições de chuva”, explica a gerente de fiscalização do DER, Maria Elizabete das Neves Bozza.
PESQUISA - A proposta foi elaborada após o DER fazer uma pesquisa sobre o tema com cerca de 400 motoristas de empresas de ônibus. O levantamento mostrou que os entrevistados não acionam o segundo limpador. Para justificar o não acionamento do segundo para-brisa, os condutores alegaram que o botão do para-brisa do motorista fica distante do botão de acionamento do segundo para-brisa. Também houve queixas da falta de sincronia dos equipamentos quando acionados em separados. Mas a principal justificativa é que o acionamento do segundo para-brisa não é obrigatório. O CTAV está analisando os argumentos da solicitação e não definiu um prazo para dar continuidade ao projeto. Caso aprovada, a medida atingiria os ônibus de todo território nacional.

GALERIA DE IMAGENS