O número de veículos coletivos abordados e notificados no litoral do Paraná aumentou quando comparado com o do mesmo período do ano passado. As abordagens subiram 71% e as notificações 63%. Os dados fazem parte do primeiro relatório da Operação Verão 2011 divulgado nesta quinta-feira (20) pelo DER com informações da Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná.
O trabalho se refere aos primeiros dias do ano e foi realizado por 40 agentes de fiscalização do DER que atuam em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual nos postos policiais das rodovias que dão acesso ao litoral paranaense (Coroados, Pontal do Paraná, Alexandra e Graciosa).
Do total das notificações aplicadas, observa-se que entre as que se referem ao porte de documentos houve uma queda de 36% para 6%, enquanto que as notificações de maior gravidade, que é o serviço sem autorização (“clandestino”) aumentou de 26% para 45%. As notificações se dividem em seis grupos. A de menor gravidade é a falta de identificação para atender o usuário. A mais grave é o serviço clandestino de transporte.
A gerente de Fiscalização do DER, Maria Elizabete Bozza, diz que a diminuição no número de autos por falta de documentos é resultado da criação e exigência de uma pasta padrão que concentra a maioria dos documentos exigidos, facilitando a fiscalização e evitando extravio de documentos.
Quanto ao aumento nas infrações de ônibus que operam sem autorização, a gerente entende que o problema pode ser consequência de uma errônea interpretação, de alguns transportadores.
Alguns executam o transporte intermunicipal comercialmente, transformando irregularmente suas empresas em locadoras de veículos para ficarem isentos de prévio registro no DER e de serem fiscalizados. Esse artifício gera mais irregularidades.
ALERTA - O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Amauri Medeiros Cavalcanti, alerta que os preços baixos cobrados pelas transportadoras de fretamento, não registradas no próprio DER, é diretamente proporcional ao risco que estas empresas oferecem.
A orientação é para que os passageiros, antes de contratar um serviço de fretamento, verifiquem se a empresa e o veículo são registrados. Isto já garante que o veículo passou por uma inspeção mecânica anual e que possui seguro de responsabilidade civil exclusivo para os passageiros.
As ações da Fiscalização do Transporte Intermunicipal de passageiros abrangem não só os serviços de fretamento, mas também as linhas regulares que atendem a ligação da Capital com o litoral, de forma a garantir a qualidade destes serviços concedidos pelo Estado às empresas particulares.
O diretor-geral lembra que a compra antecipada de passagens, preferencialmente de ida e volta, pode trazer grandes benefícios aos passageiros, porque permite melhor planejamento das empresas, e por consequência maior oferta de horários e diminuição nas filas na hora da compra.
O trabalho se refere aos primeiros dias do ano e foi realizado por 40 agentes de fiscalização do DER que atuam em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual nos postos policiais das rodovias que dão acesso ao litoral paranaense (Coroados, Pontal do Paraná, Alexandra e Graciosa).
Do total das notificações aplicadas, observa-se que entre as que se referem ao porte de documentos houve uma queda de 36% para 6%, enquanto que as notificações de maior gravidade, que é o serviço sem autorização (“clandestino”) aumentou de 26% para 45%. As notificações se dividem em seis grupos. A de menor gravidade é a falta de identificação para atender o usuário. A mais grave é o serviço clandestino de transporte.
A gerente de Fiscalização do DER, Maria Elizabete Bozza, diz que a diminuição no número de autos por falta de documentos é resultado da criação e exigência de uma pasta padrão que concentra a maioria dos documentos exigidos, facilitando a fiscalização e evitando extravio de documentos.
Quanto ao aumento nas infrações de ônibus que operam sem autorização, a gerente entende que o problema pode ser consequência de uma errônea interpretação, de alguns transportadores.
Alguns executam o transporte intermunicipal comercialmente, transformando irregularmente suas empresas em locadoras de veículos para ficarem isentos de prévio registro no DER e de serem fiscalizados. Esse artifício gera mais irregularidades.
ALERTA - O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Amauri Medeiros Cavalcanti, alerta que os preços baixos cobrados pelas transportadoras de fretamento, não registradas no próprio DER, é diretamente proporcional ao risco que estas empresas oferecem.
A orientação é para que os passageiros, antes de contratar um serviço de fretamento, verifiquem se a empresa e o veículo são registrados. Isto já garante que o veículo passou por uma inspeção mecânica anual e que possui seguro de responsabilidade civil exclusivo para os passageiros.
As ações da Fiscalização do Transporte Intermunicipal de passageiros abrangem não só os serviços de fretamento, mas também as linhas regulares que atendem a ligação da Capital com o litoral, de forma a garantir a qualidade destes serviços concedidos pelo Estado às empresas particulares.
O diretor-geral lembra que a compra antecipada de passagens, preferencialmente de ida e volta, pode trazer grandes benefícios aos passageiros, porque permite melhor planejamento das empresas, e por consequência maior oferta de horários e diminuição nas filas na hora da compra.