Cursos de Pedagogia da
Unicentro são os melhores
do Paraná em ranking do MEC

O curso ofertado no Câmpus de Pitanga foi considerado o melhor do Paraná e o sétimo da região Sul. Em segundo lugar no Estado e em oitavo no Sul do País está o curso de Pedagogia do Câmpus Santa Cruz
Publicação
05/05/2016 - 12:00

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Na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgada pelo Ministério da Educação, duas ofertas do curso de Pedagogia da Unicentro obtiveram bons resultados. O curso ofertado no Câmpus avançado de Pitanga foi considerado o melhor entre todos os de Pedagogia do Paraná e o sétimo da região Sul. Ele foi seguido pela oferta do Câmpus Santa Cruz, que ficou em segundo lugar no Estado e em oitavo na região Sul.
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado com base nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizadas pelos alunos de graduação no último ano do curso superior. O corpo docente, os recursos didáticos e a infraestrutura do curso e da universidade também são critérios para o resultado.
Esses resultados, segundo o chefe do Departamento de Pedagogia do Campus Santa Cruz, Ademir Nunes, também coordenador-geral do curso de Pitanga, os resultados demonstram que não há diferença entre o ensino nos câmpus universitários e nos avançados. “As extensões não têm as mesmas estruturas que a sede tem. E, mesmo assim, esses alunos demonstraram que há um grande esforço da parte deles por uma formação de qualidade. Mesmo com algumas restrições, eles conseguiram fazer com que o curso tivesse êxito”.
As boas colocações obtidas, de acordo com o professor Saulo Rodrigues de Carvalho, ao mesmo tempo em que representam um reconhecimento do esforço dos corpos discente e docente, também significam um aumento da responsabilidade por manter e melhorar a qualidade do curso.
“A gente tem um compromisso quando assume as aulas, a exigência é sempre a mesma: qualidade. É claro que agora tem um fator a mais, o segundo lugar no Paraná tem como reflexo uma expectativa em relação ao curso. Então, é uma responsabilidade a mais”, disse o professor.
O professor ainda destacou que a reestruturação pedagógica do Departamento e os diversos laboratórios que o curso possui, contribuíram para esse resultado. “O Departamento nos últimos anos tem se preocupado muito com a questão pedagógica, pois além das aulas, nós temos laboratórios. Tem o Laboratório de Educação Infantil, tem a Labrinquei, que é o Laboratório de Brinquedoteca. Nós temos grupos de estudos com alunos, com professores, e há também um trabalho muito intensivo com os professores”, explica.
A aluna Edimara Andrade está no quarto ano da graduação. Para ela, estudar em um curso que é referência no Estado vai refletir diretamente na profissional que ela será. “Eu acredito que o curso vai reforçar ainda mais a qualidade de um profissional que será excelente no que ele faz”, avalia.
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