A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, promove o Curso de Formação de Socorristas do Siate nas quatro sedes de macrorregiões do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. As capacitações iniciaram em 3 de setembro e têm duração de três meses, com aulas de segunda a sexta. São aulas teóricas e práticas, além de oficinas de simulação realística onde os alunos testam suas habilidades técnicas para atender emergências, especialmente traumas, baseados em situações reais.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência da Secretaria de Estado da Saúde, Beatriz Monteiro, foi um desafio assumir a responsabilidade de formação dos novos socorristas. “Contamos com apoio integral das coordenações médicas e de enfermagem dos Samus regionais e Siates, que trabalham de forma complementar e integrada com a coordenação bombeiro-militar. O resultado é uma formação de alto nível dos bombeiros-socorristas, o que reverte em mais qualidade no atendimento ao cidadão” destacou Beatriz.
O corpo docente é composto por médicos e enfermeiros do Siate, dos Samus regionais, da Secretaria de Estado da Saúde e bombeiros militares. O coordenador de enfermagem do Núcleo de Curitiba, Anderson Ribeiro, explica que o objetivo da formação é preparar o profissional com um alto nível de exigência para oferecer atendimento qualificado às vítimas de acidentes.
“A seleção para estar aqui foi muito rígida, todos passaram por concurso interno, prova escrita e exames de saúde e físicos. O nível de exigência das simulações é bem alto, pois saindo daqui eles vão ter um contato direto com a população e precisam estar preparados para isso”, destacou o soldado Jonathan Lima Barbosa, um dos monitores do curso.
O Curso de Formação de Socorristas do Siate Curitiba acontece desde 1989. O objetivo é capacitar os bombeiros para o atendimento pré-hospitalar e tripular as ambulâncias do Siate da Região Metropolitana de Curitiba. A partir de 2018, a Secretaria de Estadio da Saúde assumiu a responsabilidade de multiplicar a proposta de integração da área de saúde junto com Bombeiros para a promoção dos cursos nas macrorregiões.