Curitiba ganha nova unidade
de saúde financiada pelo Estado

Trata-se da US Campo Alegre, inaugurado nesta terça-feira (12), que será referência para mais de 12 mil pessoas que vivem na Cidade Industrial de Curitiba (CIC)
Publicação
13/12/2016 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A população de Curitiba passa a contar com mais uma Unidade de Saúde (US) para fortalecer o atendimento básico nos bairros. Trata-se da US Campo Alegre, construída com recursos do Governo do Estado. O serviço, inaugurado nesta terça-feira (12), será referência para mais de 12 mil pessoas que vivem na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
O Governo do Estado investiu R$ 716 mil na obra. "Esta é a quarta unidade de saúde que construímos na Capital. Isso demonstra a nossa preocupação com a saúde e o bem-estar dos curitibanos", destacou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
Além da unidade Campo Alegre, outras três já foram inauguradas: US Vila Sabará, US Coqueiros e US Xaxim. Há também a US Jardim Aliança, que ainda está em construção. "Ao todo, o Estado destinou mais de R$ 6,2 milhões nestas obras, que oferecem mais conforto e segurança aos moradores", disse Caputo Neto.
A estrutura da US Campo Alegre conta com oito consultórios médicos e de enfermagem, consultório odontológico com três cadeiras, farmácia, sala de vacinas, sala de inalação, recepção e demais alas de apoio. O local mantém ainda o Espaço Saúde, dedicado a reuniões, eventos e ações de prevenção e promoção da saúde junto à população.
De acordo com superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, a iniciativa de construir a US Campo Alegre cumpre com o objetivo de levar atendimento de qualidade para mais perto das pessoas. "É preciso que a equipe de saúde tenha vínculo com os moradores do bairro onde está inserida. Por isso, reforçar a atenção primária tem impacto direto nos indicadores de saúde", declarou.
Com a abertura da US Campo Alegre, está sendo possível redistribuir a demanda das demais unidades de saúde da CIC. A nova estrutura passa a absorver a demanda das US Nossa Senhora da Luz e Aurora.
Moradora há 41 anos na região, a aposentada Maria Elza Silveira explica que a mudança vai facilitar bastante a sua vida. "Tinha que andar mais de oito quadras para chegar à unidade de saúde mais próxima. Era uma rotina difícil principalmente pra mim, que tenho o marido acamado e que precisa de acompanhamento permanente", afirmou.

GALERIA DE IMAGENS