Curitiba abre nesta sexta-feira as
Olimpíadas Escolares Brasileiras

Participam 3,6 mil atletas de 1.129 escolas de 24 estados e do Distrito Federal. É a maior edição das Olimpíadas Escolares, que pela primeira vez ocorre em Curitiba
Publicação
01/12/2011 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Começam em Curitiba nesta sexta-feira as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que vão reunir 3,6 mil atletas de 15 a 17 anos. Eles representam 1.129 escolas, de 24 estados e do Distrito Federal. É a maior edição já realizada do evento. O Governo do Paraná é parceiro na realização das Olimpíadas, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com o apoio também da prefeitura. A abertura está marcada para as 19 horas, na Universidade Positivo, no bairro Mossunguê.
Esta é a segunda etapa das Olimpíadas Escolares. A primeira, para estudantes de 12 a 14 anos, foi realizada em setembro em João Pessoa, na Paraíba. Em Curitiba, que sedia o evento pela primeira vez, haverá disputas em 13 modalidades, a partir de sábado (3) até o dia 11.
De todos os estados brasileiros, só Goiás e Rondônia não enviaram representantes para os jogos. O Paraná estará representado em todas as modalidades pelas equipes campeãs dos Jogos Escolares do Paraná. São 153 atletas, além dos representantes de Curitiba, a cidade-sede, nas mesmas modalidades. Assim, o número de paranaenses competindo será de aproximadamente 300 atletas.
Nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e vôlei), o Paraná integra a Divisão Especial com os estados que formam a elite da competição. Os representantes de disputam a Primeira Divisão com as demais unidades da Federação. As disputas individuais (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez) ocorrem em divisão única.
A competição começa com as modalidades individuais, que terá provas de sábado até segunda-feira (5). As coletivas começam na quarta-feira (7) e vão até o dia 11.
A expectativa é que o Paraná tenha um bom desempenho, entre outros fatores porque terá praticamente o dobro de atletas dos outros estados, além do apoio de familiares e outros torcedores.
O secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, afirma que mais importante que o desempenho do Estado é garantir uma boa estrutura para os competidores, mesmo com apenas três meses de preparativos. “O Estado tem participado de todas as olimpíadas escolares, para as duas faixas etárias, e também já foi sede de uma delas, em 2009, em Londrina e Maringá. Sabemos como as coisas precisam funcionar e concentramos todos os esforços para essa realização”, afirma Evandro.
Coletivas
Paraná
Basquete
Feminino
Colégio Posialfa – Medianeira
Masculino
Colégio Estadual Frentino Sackser – Marechal Cândido Rondon
Futsal
Feminino
Colégio Estadual Unidade Polo – Campo Mourão
Masculino
Colégio Drumond – Cianorte
Handebol
Feminino
Colégio Estadual Itacelina Bittencourt – Cianorte
Masculino
Colégio Estadual Vicente Tomazini – Francisco Alves
Vôlei
Feminino
Colégio Regina Mundi – Maringá
Masculino
Colégio Regina Mundi – Maringá
Cidade-sede
Basquete
Feminino
Colégio Dom Bosco Ahú
Masculino
Colégio Estadual do Paraná
Futsal
Feminino
Colégio Opet Rebouças
Masculino
Colégio Marista Santa Maria
Handebol
Feminino
Colégio Dom Bosco Ahú
Masculino
Colégio Expoente Boa Vista
Vôlei
Feminino
Colégio Expoente Água Verde
Masculino
Colégio Dom Bosco Ahú

GALERIA DE IMAGENS