Cultura promove o Mês da Consciência Negra em novembro

Terceira edição do evento terá programação intensa e homenagens a personalidades afro-paranaenses. A Orquestra Sinfônica do Paraná abre o evento com um show dedicado ao músico parnanguara Waltel Branco, neste domingo, às 10h30, no Guairão.
Publicação
01/11/2017 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Cultura promove pelo terceiro ano consecutivo o Mês da Consciência Negra em novembro. Apresentações musicais, exposições, palestras e oficinas compõem a programação, que tem o objetivo principal de resgatar, valorizar e divulgar a cultura afro-paranaense. A Orquestra Sinfônica do Paraná abre o evento com um show dedicado ao músico parnanguara Waltel Branco, neste domingo (05), às 10h30, no Guairão.

“A proposta é a de valorizar a população negra na formação do Paraná, afirmar sua importância na construção da nossa cultura e provocar a reflexão na busca pela igualdade racial. Este ano, já na terceira edição do evento, serão muitas homenagens a grandes personalidades afro-paranaenses. Sem dúvida um orgulho para nosso Estado”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

HOMENAGEM - Ícone vivo da música brasileira, Waltel Branco é o homenageado neste concerto, cujo repertório estará repleto de composições de sua autoria, como as canções Paranaguá, Cores do Leme, Forró do Lucas Pacote, Rua das Flores, Nossa Cidade, Caprichoso – Tributo a J. S. Bach, Fandango, Elegia a Claudio Santoro e Estrada da Graciosa. A regência é do maestro Alexandre Brasolim.

Outro músico relembrado nesta edição do Mês da Consciência Negra é o sambista Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis. No dia 20 de novembro, às 18h30, o Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugura “Todas as pontas do Lápis”, mostra que resgata a memória e a obra deste grande compositor paranaense que fez sucesso nos anos 1960 e 1970, embalando a boemia curitibana da época.

PERSONALIDADE - Como forma de reconhecer profissionais que lutam em prol da igualdade racial em diferentes áreas de atuação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, vai conceder o Diploma de Personalidade Afro-Paranaense. A solenidade será realizada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no Palácio Iguaçu.

PROGRAMAÇÃO - A programação é composta por atividades desenvolvidas pela Secretaria da Cultura em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Universidade Federal do Paraná e ações promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba e parceiros. Confira as mais de 70 atrações no site www.cultura.pr.gov.br.

OUTRAS CIDADES - Além de Curitiba, outros municípios participam do Mês da Consciência Negra com atividades como oficinas, apresentações de capoeira, maracatu, bumba-meu-boi e street dance, desfile étnico, palestras, exposição, exibição de filmes, teatro, etc. Participam as cidades de Colombo, Cruzeiro do Oeste, Lapa, Maringá, Mato Rico, Nova Esperança, Porecatu e Uraí.
SERVIÇO
Mês da Consciência Negra
De 5 a 30 de novembro de 2017
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS