O Corpo de Bombeiros do Paraná vai reforçar a proteção aos profissionais que atuarão como guarda-vidas no litoral do Estado neste verão. Para isso, os uniformes utilizados apresentam novidades: as camisetas disponíveis têm modelos de mangas curtas e compridas, seguindo práticas de países como a Austrália e os Estados Unidos, que são exemplos de eficácia no salvamento aquático.
O tecido utilizado é mais leve e traz características hidrofóbicas, repelindo a água e mantendo o conforto térmico e os padrões de desempenho, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 25 contra raios ultravioletas B (UVB).
As medidas têm como objetivo a redução da exposição corporal dos guarda-vidas neste período, especialmente das 10h às 16 horas, que são os horários mais críticos para ficar exposto ao sol, evitando o aparecimento de sardas, rugas, melasmas, queimaduras, o envelhecimento cutâneo e a longo prazo o desenvolvimento de uma doença mais grave, como o câncer de pele.
Há mais de 20 anos, o Corpo de Bombeiros do Paraná fornece aos guarda-vidas protetor solar corporal e labial, bonés e óculos escuros, a fim de potencializar medidas de saúde e segurança ocupacional para esses profissionais.
“Para atender aos modernos padrões de exigência aplicados a esses produtos e promover maior proteção aos bombeiros, foi revisada a especificação dos protetores a serem adquiridos pelo Governo do Estado, aumentando o FPS mínimo a raios UVA de 11 para 17, e mantendo para UVB em 30. Além disso, também será fornecido repelentes contra insetos, ampliando o leque de prevenção para doenças como a dengue”, destaca o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza.
CAMPANHA – Para alertar para a gravidade da exposição ao sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, neste mês, a campanha Dezembro Laranja, objetivando alertar a população para a prevenção contra o câncer de pele, o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos a cada ano.
“Proteger a pele contra a radiação ultravioleta (UV) é imprescindível. Esse ano iniciamos a campanha mais cedo, alertando acerca das doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção”, diz o coordenador da campanha, Emerson Lima.
O tecido utilizado é mais leve e traz características hidrofóbicas, repelindo a água e mantendo o conforto térmico e os padrões de desempenho, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 25 contra raios ultravioletas B (UVB).
As medidas têm como objetivo a redução da exposição corporal dos guarda-vidas neste período, especialmente das 10h às 16 horas, que são os horários mais críticos para ficar exposto ao sol, evitando o aparecimento de sardas, rugas, melasmas, queimaduras, o envelhecimento cutâneo e a longo prazo o desenvolvimento de uma doença mais grave, como o câncer de pele.
Há mais de 20 anos, o Corpo de Bombeiros do Paraná fornece aos guarda-vidas protetor solar corporal e labial, bonés e óculos escuros, a fim de potencializar medidas de saúde e segurança ocupacional para esses profissionais.
“Para atender aos modernos padrões de exigência aplicados a esses produtos e promover maior proteção aos bombeiros, foi revisada a especificação dos protetores a serem adquiridos pelo Governo do Estado, aumentando o FPS mínimo a raios UVA de 11 para 17, e mantendo para UVB em 30. Além disso, também será fornecido repelentes contra insetos, ampliando o leque de prevenção para doenças como a dengue”, destaca o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza.
CAMPANHA – Para alertar para a gravidade da exposição ao sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, neste mês, a campanha Dezembro Laranja, objetivando alertar a população para a prevenção contra o câncer de pele, o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos a cada ano.
“Proteger a pele contra a radiação ultravioleta (UV) é imprescindível. Esse ano iniciamos a campanha mais cedo, alertando acerca das doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção”, diz o coordenador da campanha, Emerson Lima.