A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de março) a visita de uma comitiva de profissionais da Agência de Saneamento da cidade de Gyeongju, na Coreia do Sul. Eles vieram a Curitiba apresentar uma tecnologia exclusiva e inovadora para o tratamento de água e de esgoto, criada por técnicos coreanos e em uso naquela cidade. A apresentação ocorreu no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS).
Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Machado Requião, o modelo sul-coreano apresenta alta qualidade e velocidade superior a processos tradicionais de tratamento e baixo custo de implantação e de operação, que é bastante simplificada.
Uma equipe de técnicos da Sanepar esteve na Coreia do Sul em 2017 para conhecer o modelo in loco. “Em razão das vantagens, estamos aprofundando os estudos para avaliar a aplicabilidade ou não dessa tecnologia na nossa realidade no Paraná. Algumas perguntas ainda precisam ser respondidas para testarmos esse modelo”, disse.
MEMORANDO - A visita ao Brasil é fruto das tratativas já ocorridas entre as duas instituições no ano passado, que resultaram na assinatura de um Memorando de Entendimento. O documento, assinado em 28 de setembro de 2017, busca promover o intercâmbio entre as duas entidades, com vistas à inovação, projetos de pesquisa e desenvolvimento nos setores de água e esgoto.
Além de dar a palestra, a comitiva sul-coreana também visitou o Laboratório Central da Sanepar, Estação de Tratamento de Água Iguaçu, Estação de Tratamento de Esgoto Santa Quitéria e o Museu do Saneamento.