A Copel começa nesta quarta-feira (06) mais um mutirão para retirada de cabos clandestinos colocados nos postes, em Curitiba. A operação incia no bairro Bigorrilho, na Rua Jerônimo Durski entre as ruas Padre Agostinho e Martin Afonso. Na região central da Capital, os serviços serão feitos no dia 13 na Rua Alferes Ângelo Sampaio entre as ruas Vicente Machado e Saldanha Marinho. Nos dias 21 e 28 será a vez da Alameda Dr. Carlos de Carvalho entre as ruas Visconde de Nácar e Brigadeiro Franco.
A ação começa a partir das 9h e pode durar até 17h. Equipes da Copel vão retirar os cabos de telefonia, internet e dados que estiverem pendurados, caídos ou com algum tipo de irregularidade que apresente risco de acidentes. “A Copel é responsável pela fiscalização das estruturas que são compartilhadas e pela segurança da população, que não sabe distinguir qual é o tipo do cabo, quando soltos. Por isso, precisamos retirar todos os cabos que oferecem risco às pessoas”, diz o gerente de projetos e obras de Curitiba, Gláucio Martinez Lopes.
Segundo ele, os trabalhos são feitos de forma planejada, segura e por mão de obra treinada. Por conta disso, permanece normal o fornecimento de energia aos moradores das regiões onde serão retirados os cabos não autorizados pela Copel.
COMPARTILHAMENTO DE POSTES - A Copel é proprietária da grande maioria dos postes de Curitiba. Há um convênio de compartilhamento dessas estruturas com as operadoras de telefonia e dados. Cada empresa é responsável pela manutenção da infraestrutura de sua propriedade. Sempre que são executadas obras na rede de energia, a Copel informa com antecedência as empresas responsáveis para que possam evitar a interrupção dos serviços.
Em caso de ausência das empresas, as equipes da Copel amarram os cabos e, em seguida, notificam a operadora. Em situações de risco à população, a Copel secciona o cabo irregular, o que pode causar interrupção de serviço de telefonia e internet para alguns consumidores. No entanto, a Companhia orienta os clientes afetados a procurarem o atendimento da empresa responsável para regularizar o serviço.
O consumidor também pode ajudar a fiscalizar a situação dos cabos denunciando instalações inadequadas ou que ofereçam risco. Como a maioria das pessoas não sabe a diferença entre cabos de energia e de telefonia, em caso de cabos caídos ou pendurados a Copel orienta a população a jamais tocá-los e a avisar imediatamente a Companhia pelo telefone 0800 51 00 116.