Copel faz doação para instituição que é referência em educação especial

Recursos servirão para a construção do bloco de saúde da Escola São Francisco de Assis, que vai dobrar sua capacidade de atendimento
Publicação
05/08/2011 - 19:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) entregou nesta sexta-feira (dia 5) um cheque no valor de R$ 324.317,07 à Afece (Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial), entidade mantenedora da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis. A cerimônia contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.
Os recursos, destinados pela Copel por meio do Fia (Fundo da Infância e Adolescência), servirão para a construção do bloco de saúde da escola, que é referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual de alta especificidade.
A entrega do cheque foi feita pela diretora de Gestão Corporativa da Copel, Yára Eisenbach, ao presidente do Conselho Diretor da entidade, Carlos Dreschmer. Também acompanharam o evento Pedro Augusto do Nascimento Neto, diretor de Distribuição da empresa de energia, Nilda Mott Gonçalves, diretora geral da Afece, e Larissa Tissot, representando a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
“Ficamos muito felizes com a sensibilidade da Copel, que com seu auxílio permitirá que mais famílias com filhos que possuem necessidades específicas sejam atendidas com mais qualidade”, declarou o vice-governador. “Devemos lembrar que as necessidades são muitas e variadas, o que significa que a colaboração de todos é sempre muito importante para garantir o bem-estar e o pleno exercício da cidadania por todos os paranaenses”.
Arns também recordou a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) de equiparar escolas especiais e comuns. Ainda em agosto, a Seed pretende definir os critérios para possibilitar que as escolas de educação especial participem dos programas e disponham dos serviços hoje ofertados às escolas comuns. A medida beneficiará 40.499 alunos atendidos por 394 Apaes e associações como a Afece.
Carlos Dreschmer informou que a construção do Bloco de Saúde da Escola São Francisco de Assis permitirá dobrar sua capacidade de atendimento, hoje limitada a 107 educandos, e com uma fila de espera com mais de 180 nomes. “Com esta contribuição, será possível acelerar a construção deste novo setor, para onde serão deslocados os profissionais de saúde que hoje se obrigam a trabalhar em salas de aula. Este cheque também representa o reconhecimento de uma empresa como a Copel ao trabalho de todos os profissionais da Afece”.
A escola trabalha com a prevenção e reabilitação nas áreas da educação, saúde e assistência social para pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual de alta especificidade. Eles são encaminhados por entidades como o Conselho Tutelar, Ministério Público, escolas e, principalmente, pelas próprias famílias.

GALERIA DE IMAGENS