A Copel está construindo uma nova linha de transmissão conectando as subestações Realeza Sul e Baixo Iguaçu, no sudoeste do Paraná. Com 38 quilômetros de extensão, o novo empreendimento vai ajudar a escoar a energia produzida na Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, que deve começar a gerar energia ainda em 2018.
A linha vai passar pelos municípios de Capanema e Realeza e deve entrar em operação em dezembro deste ano, operando em alta tensão (230 mil volts). “Serão R$ 34 milhões em investimentos, o que tornará o sistema de transmissão na região mais robusto e confiável”, afirma o presidente da Copel, Antonio Guetter.
O novo circuito vai aliviar sobrecargas em situações de emergência nos circuitos que atendem as regiões de Cascavel e de Realeza. “Além disso, deve criar uma nova rota para escoamento da energia a ser produzida na usina”, destaca o diretor da Copel Geração e Transmissão, Sergio Luiz Lamy.
O canteiro de obras principal está montado no município de Realeza. Atualmente, cerca de 40 pessoas estão mobilizadas nas frentes de serviço, preparando as fundações para a instalação das 87 torres previstas no projeto e que devem começar a ser montadas em março.
Além dos investimentos neste empreendimento, outros R$ 40 milhões estão sendo aplicados na construção da nova subestação Medianeira, que deve ficar pronta até março de 2019. “Esse conjunto de obras é fundamental para melhorar ainda mais a qualidade do fornecimento de energia nas regiões oeste e sudoeste do Paraná”, acrescenta o diretor.