Está chegando o primeiro grande feriado e, talvez, o mais movimentado e de mobilizações do ano por significar o fim das prolongadas férias de verão. E, neste período de Carnaval, é preciso ter atenção à rede elétrica também. Pelo clima mais descontraído e de abusos, aumenta de forma considerável os riscos de acidentes. Os números dos sinistros dos outros anos confirmam esta triste estatística, principalmente relacionados com acidentes envolvendo automóveis.
O choque elétrico também insiste fazer parte desta lista de assustadoras e frequentes ocorrências de Carnaval. Os acidentes, muito deles fatais, em geral acontecem por conta dos descuidos nas manobras perto da rede elétrica dos “gigantescos” carros alegóricos, além dos altos palanques e objetos lançados nas pistas que colocam a em risco a segurança dos foliões.
Condutores de veículos altos, como carros alegóricos e trios elétricos, devem ter atenção redobrada ao manobrar perto de cabos e postes. Alerte os foliões que estão sobre os carros para o cuidado com a rede elétrica.
O alerta também serve para quem estiver sobre palanques e arquibancadas metálicas montadas para desfiles. São estruturas grandes e altas que devem ser instaladas longe da rede elétrica, fora do alcance da plateia.
Na passarela, a dica é jamais arremessar serpentinas, jatos de espuma e fogos de artifícios perto da rede de energia elétrica. Além de interrupções no fornecimento de energia, a brincadeira pode causar acidentes fatais. Se algum folião vir cabos soltos pendendo dos postes, deve isolar a área e acionar a Copel ou os bombeiros – eles podem estar energizados.