Copel abre chamadas
públicas para parcerias
comerciais e de voluntariado

Iniciativa abre oportunidade de negócios para empresas e instituições sociais, pois estimula o voluntariado e parcerias de cunho comercial dos 8,5 mil empregados e de seus dependentes
Publicação
13/03/2017 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Entidades sem fins lucrativos têm uma boa oportunidade de negócios e captação de voluntariado com a Copel. A Companhia publicou três chamadas públicas para formar parcerias comerciais e de voluntariado. As chamadas estimulam o voluntariado e parcerias de cunho comercial dos 8,5 mil empregados e de seus dependentes nas entidades cadastradas. Os editais preveem parcerias com instituições sociais, com diversos segmentos de comércios e serviços e com instituições educacionais.
DOCUMENTOS - As entidades que têm interesse em formar parcerias devem apresentar à Copel os documentos que estão especificados no edital para análise prévia. Esta etapa certifica a idoneidade do fornecedor, uma vez que o relacionamento comercial se dará entre a empresa e a pessoa beneficiada, sem nenhum envolvimento da Copel. Em contrapartida, a cada parceria firmada, a Copel divulga para seus empregados o nome do comércio, fornecedor ou instituição de ensino e os benefícios que estão sendo oferecidos.
As empresas interessadas devem ser formalmente constituídas e possuir todos os documentos exigidos. Empresários de qualquer local do Brasil podem tornar-se fornecedores parceiros. Além do Paraná, a Copel possui atividades e empregados em São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.
BENEFÍCIOS - Os benefícios previstos nos editais para parcerias com comércios ou fornecedores de serviços são descontos para os empregados da empresa e seus dependentes ou qualquer vantagem não prevista para o público em geral. Na parceria com instituições educacionais, por exemplo, o edital prevê a oferta de cursos de educação básica, superior, profissional de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.
Inicialmente, para as parcerias com comércios e serviços estão contemplados 14 setores: livrarias e papelarias, bares e restaurantes, centros de beleza e estética, estacionamentos, floriculturas, montadoras e concessionárias de automóveis, oficinas mecânicas, escolas de música, de dança e academias, creches e berçários, farmácias, cinemas e teatros, e também pet shops.
FOMENTO AO VOLUNTARIADO - Os empregados da Copel são incentivados a realizar trabalhos voluntários por meio de um programa institucional que permite o uso de parte do tempo da jornada de trabalho para a atividade. A chamada pública voltada para instituições sociais tem o objetivo de aumentar o número de oportunidades de trabalhos voluntários inscritos neste programa e também estimular que mais empregados participem.
O edital permite, portanto, que instituições sociais, instituições públicas de ensino e organizações não governamentais (ONGs) sem fins lucrativos que atuem no Paraná se inscrevam.
Com o atendimento a todos os requisitos exigidos pelo edital, as oportunidades de trabalho voluntário são divulgadas entre os empregados da empresa. A seleção das instituições segue a ordem de inscrição. As entidades também podem se cadastrar para realizar feiras ou eventos dentro de prédios da Copel para captar recursos.
Os interessados devem possuir iniciativas reconhecidas em pelo menos uma das três linhas de atuação definidas pelo Pacto Global, do qual a empresa é signatária: direitos humanos, trabalho ou meio ambiente.
ONDE ENCONTRAR OS EDITAIS - Para acessar os editais das chamadas públicas, basta acessar o site da Copel (www.copel.com) e, no menu “Acesso Rápido”, clicar em “Editais e Chamadas Públicas”. Depois, clicar em “Copel Holding”. A chamada pública para empresas comerciais ou de serviços denomina-se “Chamada Pública DGE 001/2017”, o edital para instituições de ensino é “Chamada Pública Copel UniCopel 001/2016” e o edital para as instituições sociais chama-se “Chamada Pública Permanente DRI 01/2016 – Voluntariado”.

GALERIA DE IMAGENS