O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, assinou nesta sexta-feira (21), em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, convênio que autoriza a licitação para o recapeamento asfáltico da pista e do entorno do Aeroporto Juvenal Loureiro Cardoso, no valor de R$ 3,19 milhões. Também assinaram o documento o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Rais Lopes, e o prefeito da cidade, Augustinho Zucchi.
A licitação será publicada na terça-feira (25) e a empresa vencedora deve executar a obra em 50 dias. Este processo será fiscalizado por técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. “As obras deste aeroporto são um exemplo para todo o Estado do que é possível realizar quando os governos Federal, Estadual e o município se unem com os empresários locais”, explicou Richa Filho.
No encontro, Rais Lopes disse que também vai enviar ao aeroporto um kit de acessibilidade e um ambulift – veículo adaptado com uma plataforma elevatória para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também foi feita a entrega simbólica de um caminhão contra incêndio no valor de R$ 1,59 milhão, doado pelo governo federal.
Lopes destacou ainda a união dos paranaenses para que a cidade volte a receber voos regulares. “Não existe alternativa hoje, pois a restrição de recursos é muito grande e as necessidades são maiores ainda. Se não houver um esforço conjunto as coisas não andam”, finalizou.
Todas estas ações atendem o protocolo de intenções que o Governo do Estado assinou com a empresa Azul Linhas Aéreas para criar uma linha regular a partir de Pato Branco.
O deputado federal Fernando Giacobo também participou dos encontros relacionados às obras no aeroporto.