O governador Beto Richa anunciou nesta sexta-feira (31), durante encontro com o prefeito Marcelo Belinati e prefeitos da região Norte, a construção do Contorno Norte de Londrina/Cambé, obra muito reivindicada pela população da região. Ele explicou que o projeto elaborado em 1997 será refeito, pois o traçado em que ele foi planejado está hoje todo ocupado por comércios e residências, situação que iria gerar um custo inviável para desapropriação.
Além disso, o antigo projeto previa a construção de pista simples, não comportando o tráfego atual de veículos. “Discutimos com prefeitos e lideranças para chegar a uma boa solução viária para Londrina e região. Temos uma nova proposta para o contorno, um novo traçado, algo viável. A outra proposta está obsoleta, não resolve nada, previa pistas simples e desapropriações que custariam muitos milhões de reais”, disse Richa.
O Governo do Paraná e a concessionária Econorte discutem o replanejamento da obra. A decisão é que seja feito um novo projeto. Ficou definido que o projeto será custeado pela concessionária, enquanto os recursos para a obra seriam viabilizados pelo Governo do Paraná. O valor ainda não foi estimado.
MAIS AFASTADA- “Propomos um contorno duplo, numa área mais afastada da entrada da cidade. Assim a avenida que já existe continua em uso da população”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Executar o projeto no formato original seria fazer mal uso do dinheiro público”, afirmou. A proposta prevê a construção de 13 quilômetros de pistas duplas, que serão divididas em três fases para agilizar a execução da obra.
O secretário disse que a apresentação do projeto à comunidade é uma forma de prestação de contas do Governo do Estado. “Temos obrigação de zelar pela qualidade desse contrato e das obras que estão sendo executadas”, disse ele.
O prefeito Marcelo Belinati elogiou a decisão do governo. “O contorno é uma forte reivindicação da população e será importante para a infraestrutura da nossa região”, disse ele. “A prefeitura tem projetos para atrair investimentos produtivos e a infraestrutura é elemento fundamental neste processo”, afirmou.
DUPLICAÇÃO - Além disso, o Governo do Estado também negociou a antecipação das obras de duplicação em um trecho da BR-369. Prevista inicialmente para ser feita somente em 2021, as obras seriam antecipadas para 2018 e contemplariam todo o trecho da BR-369 entre Jataizinho até o entroncamento com a PR-442, rodovia de acesso ao município de Urai.
Nas obras também estão previstas a construção de duas intervenções em desnível (viaduto ou trincheira), uma no perímetro urbano de Londrina e outra em Cambé.
Além disso, o antigo projeto previa a construção de pista simples, não comportando o tráfego atual de veículos. “Discutimos com prefeitos e lideranças para chegar a uma boa solução viária para Londrina e região. Temos uma nova proposta para o contorno, um novo traçado, algo viável. A outra proposta está obsoleta, não resolve nada, previa pistas simples e desapropriações que custariam muitos milhões de reais”, disse Richa.
O Governo do Paraná e a concessionária Econorte discutem o replanejamento da obra. A decisão é que seja feito um novo projeto. Ficou definido que o projeto será custeado pela concessionária, enquanto os recursos para a obra seriam viabilizados pelo Governo do Paraná. O valor ainda não foi estimado.
MAIS AFASTADA- “Propomos um contorno duplo, numa área mais afastada da entrada da cidade. Assim a avenida que já existe continua em uso da população”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Executar o projeto no formato original seria fazer mal uso do dinheiro público”, afirmou. A proposta prevê a construção de 13 quilômetros de pistas duplas, que serão divididas em três fases para agilizar a execução da obra.
O secretário disse que a apresentação do projeto à comunidade é uma forma de prestação de contas do Governo do Estado. “Temos obrigação de zelar pela qualidade desse contrato e das obras que estão sendo executadas”, disse ele.
O prefeito Marcelo Belinati elogiou a decisão do governo. “O contorno é uma forte reivindicação da população e será importante para a infraestrutura da nossa região”, disse ele. “A prefeitura tem projetos para atrair investimentos produtivos e a infraestrutura é elemento fundamental neste processo”, afirmou.
DUPLICAÇÃO - Além disso, o Governo do Estado também negociou a antecipação das obras de duplicação em um trecho da BR-369. Prevista inicialmente para ser feita somente em 2021, as obras seriam antecipadas para 2018 e contemplariam todo o trecho da BR-369 entre Jataizinho até o entroncamento com a PR-442, rodovia de acesso ao município de Urai.
Nas obras também estão previstas a construção de duas intervenções em desnível (viaduto ou trincheira), uma no perímetro urbano de Londrina e outra em Cambé.