O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) empossou nesta terça-feira (05) seus novos integrantes, em solenidade na Escola de Gestão do Palácio das Araucárias, Centro Cívico, Curitiba.
Foram empossadas 28 novas representações, sendo 50% representantes do poder público estadual e outros 50% da sociedade civil organizada. Para ver a lista com os novos membros, confira no site da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (www.justica.pr.gov.br/arquivos/File/site_files/representantes0001.pdf).
A diretora-geral da Secretaria, Alexandra Scheidt, que representou o secretário Elias Gandour Thomé, falou da importante tarefa de promover a igualdade racial no Paraná. “Que os novos membros possam representar o conselho com comprometimento e que sejam conscientes do importante papel que exercem. Também que possam ser peças fundamentais no nobre trabalho de construir um futuro melhor e mais justo para nosso Estado e para nossa sociedade”, enfatizou Alexandra.
Após o evento, aconteceu a primeira reunião ordinária com os novos membros do Conselho, que elegeu o novo presidente, Saul Dorval da Silva, do Instituto Brasil África; e alinhou demandas para o biênio 2018/2020.
IGUALDADE RACIAL - O Consepir integra a estrutura da Secretaria da Justiça e foi instituído pela Lei Estadual 17.726/2013, com o objetivo de deliberar sobre as políticas públicas que promovam a igualdade racial no Estado do Paraná, com vistas a combater a discriminação étnico-racial, reduzir as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial.
Participaram também da posse o promotor de justiça da Coordenação do Caop de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR, Rafael Osvaldo Machado Moura; o secretário Especial de Políticas Públicas para a Juventude, Edson Lau Filho; e a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Seju, Regina Bley.