Conselho Gestor dos Mananciais da RMC tem nova diretoria

O diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Gil Fernando Bueno Polidoro, é o novo presidente do Conselho Gestor dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba
Publicação
01/04/2011 - 15:20

Confira o áudio desta notícia

O diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Gil Fernando Bueno Polidoro, é o novo presidente do Conselho Gestor dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba. A posse dos novos conselheiros ocorreu na primeira reunião de 2011, que foi realizada na quinta-feira (31) na sede da Comec. “Este é o fórum legal e apropriado para as discussões e deliberações quanto à política de gestão e preservação dos mananciais da RMC”, diz Gil Polidoro.
Esta foi a 50° reunião do Conselho Gestor. O conselho discutiu os encaminhamentos necessários para a concretização do zoneamento da APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Verde, além de instrumentos administrativos e institucionais que permitam a agilização da análise dos processos de uso e ocupação do solo em áreas de mananciais.
CONSELHO - Instituído pela Lei Estadual 12.248/98, o Conselho Gestor dos Mananciais é responsável pela elaboração das políticas públicas da qualidade ambiental das áreas de mananciais. Este conselho integra as ações dos governos estadual e municipal e as iniciativas privadas, compatibilizando as ações de proteção ao meio ambiente e de preservação de mananciais de abastecimento público com a política de uso e ocupação do solo e com o desenvolvimento sócio-econômico.
Na Região Metropolitana de Curitiba, a política de uso e ocupação do solo nas áreas de interesse de proteção é discutida e compartilhada entre os municípios, que possuem seu território parcial ou integralmente situados em áreas de mananciais.
CONSELHEIROS - O novo conselho também é formado pelos seguintes membros: Maria Luiza Malucelli Araújo (secretária-executiva); José Antônio Pase (Prefeitura de Campo Magro); Gabriel Jorge Samaha (Prefeitura de Piraquara); Luis Carlos Assunção (Prefeitura de Campina Grande do Sul); Vilson Rogério Goinski (Prefeitura de Almirante Tamandaré); Sandro Setim (Comec); Nelson Adamowicz (IAP); Luiz Carlos Brume (Sanepar); Enéas Machado (Instituto das Águas); Harry Bollmann (Instituições de Ensino); Ubiraitá Antônio Dresch (setor da construção civil e imobiliário); Irineu Nogueira ( ONGs).

GALERIA DE IMAGENS