Congresso de cardiologia
oferece passeio no
Museu do Coração

Crianças e adolescentes aprendem tudo sobre o coração, desde a parte biológica até como fazer uma massagem cardíaca. O museu funciona neste fim de semana no Expotrade Pinhais, das 9h às 19h
Publicação
18/09/2015 - 16:39
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Visitar o Museu do Coração é uma opção de passeio educativo para este fim de semana. A exposição itinerante, organizada durante o 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia, pode ser visitada no Expotrade Pinhais até este domingo (20), das 9h às 19h. No local, crianças e adolescentes aprendem tudo sobre o coração, desde a parte biológica até como fazer uma massagem cardíaca.
Quem passa por lá é convidado a viajar dentro do coração humano por meio de óculos especiais. ‘Alcatina’, a boneca que fuma, mostra aos visitantes o mal que o cigarro pode fazer ao pulmão. Também é possível pesar e comparar o tamanho do coração de vários animais, desde uma girafa até um beija-flor. “Aprendi tudo sobre o coração do tubarão, da girafa, do cavalo”, conta o aluno do 1º ano do ensino médio que visitava o local, Bruno Correia.
Uma breve palestra mostra como identificar um infarto ou derrame, que são as doenças cardíacas com maiores índices de mortalidade no mundo. “É importante que o adolescente reconheça e saiba como agir em situações como essa, pois é ele quem pode estar em casa naquele momento”, explica a palestrante Rita Simone.
Depois da apresentação, vem a parte prática – é hora de aprender a fazer uma massagem cardíaca. Os participantes treinam a técnica em bonecos para que tenham segurança para socorrer alguém que eventualmente esteja sofrendo uma parada cardiorrespiratória. “Estatísticas mostram que dando assistência à vítima nos primeiros três a cinco minutos da parada, as chances de sobreviver são muito maiores”, confirma a enfermeira e monitora da exposição, Débora Kabani.
“Eu não tenho dúvida alguma, treinar essa geração vai mudar os números de mortalidade relacionados às doenças cardíacas daqui alguns anos”, afirma o médico cardiologista e diretor do Museu, Emilio Zillis. A aluna Evelyn Vernick do 3º ano do ensino médio, que participou do treinamento, confirmou a previsão. “Já me sinto preparada para salvar uma vida”.
A mostra também incentiva os visitantes a cuidarem do próprio coração. “Usamos jogos para conscientizar de maneira lúdica sobre a importância de fazer atividades físicas e escolher uma alimentação balanceada”, conta a coordenadora educativa da exposição, Lusimar Andrade.
Além de Curitiba, a exposição já passou por Salvador, Porto Alegre, Brasília e ainda vai viajar por outras capitais do Brasil. Toda a visita é guiada por alunos de medicina de faculdades do município em que o museu é instalado. O Museu do Coração fica aberto no sábado (19) e no domingo (20), das 9h às 19h, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Rod. Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454). Na segunda-feira (21), último dia do congresso, a visitação ao museu só será aberta a escolas agendadas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS