Congresso de Farmácia
Hospitalar reúne mais de
duas mil pessoas em Curitiba

A Secretaria de Estado da Saúde dá apoio à realização do evento, que é o maior da área na América Latina. Encontro segue até sábado (15), na ExpoUnimed
Publicação
12/11/2015 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Profissionais de destaque nacional e internacional participam, em Curitiba, do 10º Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.
O evento, que começou nesta quinta-feira (12) e prossegue até sábado (15), na Expo Unimed, é o maior da área na América Latina e realizado pela primeira vez no Sul do Brasil. São dezenas de palestras e mesas redondas com novidades na área farmacêutica. Durante os três dias, são esperados mais de 2 mil participantes, entre farmacêuticos hospitalares e em serviços de saúde
“Queremos compartilhar conhecimentos e experiências de colegas de profissão. Os palestrantes trazem conceitos importantes que fundamentam suas práticas e que poderão auxiliar os congressistas a alcançarem melhores resultados nos serviços que prestam”, diz a diretora-executiva da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, Sandra Dacol.
SAÚDE PÚBLICA - A Secretaria da Saúde tem um estande para apresentar projetos na área de saúde pública. Durante a manhã desta quinta-feira (12), o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Santana, participou de um simpósio que reuniu Conselhos Regionais de Farmácia da região sul do país.
“Apresentamos as ações da Vigilância Sanitária no cumprimento das normas de segurança do paciente em hospitais e trocamos experiências na área de fiscalização”, disse Santana. Também foi abordada a importância do papel do farmacêutico hospitalar na checagem e avaliação dos medicamentos prescritos, por exemplo.
REDES – Neste sábado, às 9 horas, a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Deise Pontarolli, participa de uma mesa redonda sobre Redes de Atenção à Saúde. Ela apresentará o projeto piloto de cuidado farmacêutico do Governo do Paraná e do Ministério da Saúde na farmácia da 2ª Regional de Saúde, em Curitiba.
“Vamos apresentar o serviço oferecido na farmácia da 2ª Regional de Saúde. Lá o paciente passa por uma consulta com um profissional farmacêutico que orienta sobre todas as informações necessárias para o tratamento, tira dúvidas e alerta sobre os possíveis efeitos colaterais do produto entregue”, explica Deise.
Também faz parte da programação do Congresso a Expo Sbrafh, uma feira com as últimas novidades no mercado da farmácia hospitalar oferecida pelas indústrias e empresas do setor farmacêutico.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS