Concerto da Orquestra Sinfônica
do Paraná homenageia a Polônia

Os 28 músicos contratados pelo Palcoparaná estreiam na apresentação de domingo (12), às 10h30, no Guairão, sob regência de Luís Gustavo Petri e com participação do pianista polonês Jan Broja. No programa, obras de Frédéric Chopin e Mieczyslaw Karlowicz.
Publicação
07/11/2017 - 10:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, no domingo (12), às 10h30, no Guairão, será em comemoração ao aniversário da independência da Polônia. Sob a regência do maestro brasileiro Luís Gustavo Petri e com a participação do pianista polonês Jan Krzysztof Broja, terá programa com obras de dois compositores poloneses. De Frédéric Chopin serão apresentadas Polonaise n°1 e Concerto para piano e orquestra n°1 em mi menor e de Mieczyslaw Karlowicz as Canções Eternas.

Os novos instrumentistas recém-contatados através de processo seletivo simplificado realizado pelo Palcoparaná já estão em atividade e se preparam para estrear no próximo domingo. São 28 músicos de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Paraná. Não foram preenchidas uma vaga para violoncello, uma vaga para flauta e uma vaga para oboé - serão objeto de futuro processo seletivo.

A presidente do Serviço Social Autônomo Palcoparaná, Nicole Raffs Barão, explica que ele é vinculado por cooperação ao Centro Cultural Teatro Guaíra e foi instituído pela Lei nº 18.381/2014, de 17 de dezembro de 2014, para colaborar com a autarquia na produção de concertos e espetáculos de balé.

“Estamos muito orgulhosas e felizes em apresentar a Orquestra Sinfônica do Paraná agora completa e dentro da legalidade”, diz a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter.

CONVIDADOS – Para este concerto dois importantes músicos são os convidados: o maestro Luís Gustavo Petri e o pianista polonês Jan Broja. O maestro Petri, cuja carreira é marcada por sucessos como regente, compositor e diretor musical, atua em grandes orquestras brasileiras e tem seu nome ligado a diversos projetos. Apresentou variadas óperas e com Cleber Papa criou a Ópera Cantada e Contada, projeto que inova o formato de pocket ópera, sucesso em várias cidades brasileiras, com três títulos encenados: Madama Butterfly, Carmen e La Traviata.

Petri implantou projetos de difusão da música erudita para crianças da região da Baixada Santista. Dirigiu os musicais My Fair Lady, West Side Story, Vítor ou Vitória, Cabaret, Lago 21 e Cidades Invisíveis, entre outros. Entre suas premiações estão os prêmios Shell, Apetesp (Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo) e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

O músico Jan Krzysztof Broja é um dos principais pianistas da Polônia. Vencedor de concursos internacionais em Hanau, Alemanha, Brunsvique, Bucareste, Romênia, Vilnius, Lituânia, Pasadena, Califórnia. Considerado pela revista Ruch Muzyczny e pela imprensa como o melhor pianista do século 21.

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Homenagem à Polônia

12 de novembro, domingo, às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Regência: maestro Luís Gustavo Petri
Solista (piano): Jan Krzysztof Broja
Classificação: maiores de 7 anos
Ingressos: R$ 20,00

GALERIA DE IMAGENS