A redução do impacto ambiental gerado pelo óleo diesel e a economia no consumo de combustível são os principais motivos para a difusão do uso de gás natural veicular (GNV) em caminhões, ônibus e outros veículos pesados. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), mais de 600 mil veículos pesados utilizam o GNV no mundo e as empresas brasileiras começam a demonstrar interesse pelo modelo, que já conta com exemplos de sucesso no Paraná.
No Estado, há sete meses, dois caminhões rodam utilizando o gás natural veicular no sistema dual fuel, que possibilita a utilização alternada de diesel e GNV, gerando uma economia de até 50% e reduzindo em até 70% a emissão de gases poluentes. De acordo com o técnico operacional da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Georg Kandauroff, essa tecnologia usa o combustível de maneira inteligente.
Diferente do modelo GNV convencional, aplicado em motores de ciclo Otto (em que a injeção de gás ocorre em substituição à injeção de gasolina ou etanol), no Dual Fuel a injeção do gás natural é feita junto ao diesel, ou seja, simultaneamente. Dessa forma, o GNV substitui parte do óleo na queima, mantendo a potência do motor.
“O principal diferencial do Dual Fuel é o aparelho de gerenciamento eletrônico, que permite controlar os sistemas de injeção dos dois combustíveis, proporcionando maior eficiência”, diz Georg. “Além disso, utilizar o GNV também prolonga a vida útil do motor, aumentando o intervalo de troca de óleo.”
Ele explica que, por meio do sistema, é possível substituir de 30% a 70% do diesel por GNV. O kit para a utilização de gás natural em veículos pesados é parecido com o do carro convencional, de acordo com o técnico. Ao invés de substituir o combustível por completo, porém, ele adiciona o gás natural ao diesel.
O sistema Dual Fuel é apresentado pela Compagas na 8ª edição da Autopar - Feira De Fornecedores Da Indústria Automotiva, que vai até sábado (11) no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Técnicos da companhia estarão à disposição no estande do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR) para esclarecer dúvidas sobre o sistema e explicar as vantagens do gás natural veicular.
COMPAGAS - Concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.
Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do País a fornecer o gás natural aos clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).
Atualmente, a Compagas tem mais de 32 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
No Estado, há sete meses, dois caminhões rodam utilizando o gás natural veicular no sistema dual fuel, que possibilita a utilização alternada de diesel e GNV, gerando uma economia de até 50% e reduzindo em até 70% a emissão de gases poluentes. De acordo com o técnico operacional da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Georg Kandauroff, essa tecnologia usa o combustível de maneira inteligente.
Diferente do modelo GNV convencional, aplicado em motores de ciclo Otto (em que a injeção de gás ocorre em substituição à injeção de gasolina ou etanol), no Dual Fuel a injeção do gás natural é feita junto ao diesel, ou seja, simultaneamente. Dessa forma, o GNV substitui parte do óleo na queima, mantendo a potência do motor.
“O principal diferencial do Dual Fuel é o aparelho de gerenciamento eletrônico, que permite controlar os sistemas de injeção dos dois combustíveis, proporcionando maior eficiência”, diz Georg. “Além disso, utilizar o GNV também prolonga a vida útil do motor, aumentando o intervalo de troca de óleo.”
Ele explica que, por meio do sistema, é possível substituir de 30% a 70% do diesel por GNV. O kit para a utilização de gás natural em veículos pesados é parecido com o do carro convencional, de acordo com o técnico. Ao invés de substituir o combustível por completo, porém, ele adiciona o gás natural ao diesel.
O sistema Dual Fuel é apresentado pela Compagas na 8ª edição da Autopar - Feira De Fornecedores Da Indústria Automotiva, que vai até sábado (11) no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Técnicos da companhia estarão à disposição no estande do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR) para esclarecer dúvidas sobre o sistema e explicar as vantagens do gás natural veicular.
COMPAGAS - Concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.
Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do País a fornecer o gás natural aos clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).
Atualmente, a Compagas tem mais de 32 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr