Comitiva de Roraima conhece plano de capacitação da assistencial social do Paraná

Publicação
11/05/2012 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social recebeu nesta semana uma comitiva formada por técnicos do governo de Roraima. O grupo veio a Curitiba para conhecer o plano de capacitação da assistência social do Paraná. Implantado em 2011, o projeto vai oferecer, até 2014, 65 mil vagas para gestores municipais e profissionais de todo o Estado que atuam na área. O treinamento acontece nas 23 regiões paranaenses, por meio de aulas presenciais e a distância. O investimento é de R$ 12 milhões.
Durante a visita, a secretária Fernanda Richa entregou ao grupo um portfólio de instrumentos usados na gestão e execução do plano. Segundo o representante da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima, Maurício Alves Nascimento, o estado quer estabelecer parcerias com o Paraná para a cessão de vagas (principalmente em treinamentos a distância), conteúdos e metodologias. Em contrapartida, compartilharia suas experiências no serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de urgência – assunto atualmente debatido pelo governo paranaense.
“Temos recebido vários contatos de técnicos e gestores de outros estados que querem participar ou conhecer nosso plano de capacitação. Essa repercussão é resultado de uma ação construída democraticamente e alinhada estrategicamente com o diagnóstico do perfil dos trabalhadores”, afirma Larissa Tissot, coordenadora da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Segundo Larissa, os cursos a distância promovidos pela secretaria têm baixo custo, atingem várias regiões do Estado e proporcionam interatividade com os alunos. Cerca de 5 mil pessoas já foram capacitadas.
O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no País. É formado pelo poder público e a sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

GALERIA DE IMAGENS