Começa a obra de duplicação da
BR-369, no trecho urbano de Corbélia

O governador Beto Richa participou do evento que marcou o início dos trabalhos. Richa lembrou que duplicação neste trecho foi antecipada em um ano e meio, graças ao diálogo entre o Governo do Paraná e a concessionária Viapar
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07/10/2016 - 12:30

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A duplicação da BR-369, no perímetro urbano de Corbélia, no Oeste do Paraná, vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres que trafegam pelo trecho, que tem intenso tráfego de veículos e constantes acidentes. Nesta sexta-feira (07), o governador Beto Richa esteve em Corbélia para o lançamento das obras e ressaltou que a obra foi antecipada em um ano e meio, graças ao diálogo entre o Governo do Paraná e a concessionária Viapar. Pelo contrato, as obras deveriam iniciar em 2018.
A melhoria na rodovia terá impacto direto para os cerca de 18 mil moradores de Corbélia, especialmente porque muitos trabalham em Cascavel e usam a rodovia duas vezes por dia. Também serão beneficiados moradores de outros municípios, como Braganey e Anahy, que passam pelo local em direção a Cascavel. Serão duplicados cinco quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 60 milhões, feito pela Viapar. A conclusão das obras está prevista para 2018.
O governador afirmou que negociação como a feita com a Viapar acontece com todas as concessionárias de rodovias do Paraná. “Queremos antecipar obras que melhorem as condições das rodovias em todo o Estado, que contribuam para um desenvolvimento regional mais vigoroso e, acima de tudo, com a desejada segurança aos usuários”, afirmou Richa.
A implantação de pistas duplas neste trecho da BR-369, explicou ele, foi antecipada em função da demanda da região e da necessidade de duplicação do trecho entre Corbélia e Cascavel. “Este trecho urbano é o mais urgente, porque mais congestionado. Além dos cinco quilômetros de pistas duplas, serão implantados mais nove quilômetros de marginais e construídos dois grandes viadutos”, disse Richa. Para o ano que vem a previsão é iniciarmos a construção de pistas duplas até Cascavel, para, em breve, termos todo esse trecho duplicado”, explicou o governador.
Richa ressaltou que hoje existem obras de duplicação por todo o Estado. “São mais de 400 quilômetros de pistas duplas. Temos trabalhado fortemente pelo desenvolvimento do nosso Estado”, disse. Ele lembrou que o governo estadual retoma investimentos em diversas áreas, graças ao ajuste fiscal que possibilitou aumentar a arrecadação e reduziu despesas.
“Esta obra trará mais segurança para os moradores de Corbélia e de outros municípios que passam por aqui. Além disso, vai embelezar nossa cidade”, afirmou a prefeita Nelita Bombarda. “Acredito que toda a região será beneficiada, com mais segurança e mais rapidez nas viagens”, disse ela. “Estamos felizes e agradecidos.”
PERFIS DIFERENTES – De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a duplicação da BR-369 não vai impactar no valor da tarifa de pedágio para os usuários. Esse também enfatizou a preocupação com a segurança dos usuários e explicou que o trabalho técnico feito pelo DER-PR mostrou que o maior movimento da rodovia acontece no perímetro urbano de Corbélia.
“No trecho urbano existe sempre o conflito de motoristas da cidade e motoristas da rodovia. Eles têm perfis diferentes. Temos trabalhado muito neste sentido”, disse. “O cuidado que temos hoje é grande. O perfil mudou muito, temos caminhões potentes, que rodam a alta velocidade. Quando se faz um projeto de rodovia, tudo isso tem de ser analisado”, afirmou Richa Filho.
EMPREGO E CONFORTO – A negociação entre o Governo do Estado e a Viapar para antecipar a obra começou no ano passado e foi finalizada com um termo aditivo ao contrato, segundo o presidente da Viapar, José Camilo Teixeira Carvalho. “A decisão é por parâmetros técnicos. Conforme o volume de carros aumenta, temos um gatilho que permite que o contrato faça essa antecipação. É para a segurança, sempre olhando a segurança e o conforto dos nossos usuários”, disse Carvalho. “Esta obra é de extrema importância para o Oeste do Paraná, que gerará empregos e mais conforto para o usuário. Nosso objetivo é mais segurança e conforto para o usuário”, afirmou.
Ele explicou que será construído um viaduto em frente ao Hotel Peroza (local do evento de lançamento da obra) para separar o tráfego urbano e o tráfego da rodovia. Haverá um trevo em frente ao hotel e um mais à frente, no período secundário em Corbélia. Carvalho disse que a concessionária está em negociação com o Governo do Estado para a duplicação até Cascavel. “Faz parte dos nossos entendimentos. Com certeza, estaremos voltando aqui para anunciar a nova duplicação”.
MAIOR PROGRAMA - No Paraná está em andamento o maior programa de duplicação de rodovias dos últimos 25 anos. Ao todo são 756 quilômetros, entre obras entregues, em andamento ou em projetos. Desde 2011 já foram investidos cerca de R$ 4 bilhões na duplicação de rodovias, o que gerou mais segurança e conforto para os motoristas que circulam pelo Anel de Integração do Estado.
PRESENÇAS - Também participaram do evento o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e prefeito de Tupãssi, Cal Mariussi; o deputado federal Nelson Padovani; os deputados estaduais Adelino Ribeiro, André Bueno e José Carlos Schiavinato, e o superintendente em exercício da Região Oeste do DER-PR, Marcos Vinícius Talamini.
Box 1
Obras de duplicação concluídas de 2011 até agora
PR-445 - em Londrina: 5,4 km – investimento de R$ 52,4 milhões
BR-369 - contorno sul de Apucarana e Jandaia do Sul: 13,8 km – investimento de R$ 43,4 milhões
BR-277 - entre Medianeira e Matelândia: 14,3 km – investimento de R$ 75,7 milhões
BR-277 – entre Relógio e Guarapuava: 1,3 km – investimento de R$ 3,4 milhões
BR 277 - entre Relógio – Guarapuava: 6,6 km – investimento de R$ 21,3 milhões
BR-476 - entre Araucária e Lapa: 4,1 km – investimento de R$ 12 milhões
BR-277 – Palmeira: 0,9 km – investimento de R$ 1,9 milhão
BR-376 e BR-369 – Apucarana e Caetano, entre as duas rodovias: 20,6 km – investimento de R$ 119,9 milhões
BR-277 – Campo Largo: 9,5 km – investimento de R$ 85,5 milhões
Box 2
Obras de duplicação em andamento
Rodovia do Café (BR-376) – Ponta Grossa, Califórnia-Arapongas, Ortigueira
Mandaguaçu-NovaEsperança (BR-376)
Nova Esperança-Paranavaí (BR-376)
Pinhais-Piraquara (PR-415)
Estrada do Cerne (PR-090)

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