Um ônibus totalmente elétrico começou a ser testado nesta semana em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O veículo articulado modelo K11, produzido nos Estados Unidos pela montadora chinesa BYD, está em operação na linha F03-Fazenda (Direto), que faz a ligação direta entre os terminais Fazenda Rio Grande e Pinheirinho (Curitiba).
A linha é operada pela Leblon Transporte de Passageiros e o teste foi autorizado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) que gerencia o sistema de transporte coletivo metropolitano.
O ônibus elétrico tem piso baixo, ar-condicionado e não emite poluição sonora nem ambiental. A eletromobilidade tem sido apontada como uma das soluções ambientais para o transporte. O veículo estará em teste até a segunda quinzena de agosto. “Será possível verificar o custo operacional, para fazer um comparativo com o desempenho do diesel”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec, ao explicar que é a primeira vez que este veículo é testado no Paraná transportando passageiros.
O ônibus K11 tem autonomia de 250 km, o que permite, por exemplo, fazer oito viagens por dia na linha F03-Fazenda (Direto), cujo trajeto é de 32 km (ida e volta). O carregamento é realizado na garagem, durante cerca de oito horas para carga completa, e pode ser feito à noite.
TESTES - A linha F03-Fazenda (Direto) tem grande demanda de passageiros e, em abril e maio deste ano, a Leblon Transportes fez um teste com o ônibus superarticulado, que tem capacidade para transportar 220 pessoas.
O objetivo da empresa é analisar o melhor modelo que possa ser utilizado nesta linha que faz a ligação entre os dois municípios.
A linha é operada pela Leblon Transporte de Passageiros e o teste foi autorizado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) que gerencia o sistema de transporte coletivo metropolitano.
O ônibus elétrico tem piso baixo, ar-condicionado e não emite poluição sonora nem ambiental. A eletromobilidade tem sido apontada como uma das soluções ambientais para o transporte. O veículo estará em teste até a segunda quinzena de agosto. “Será possível verificar o custo operacional, para fazer um comparativo com o desempenho do diesel”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec, ao explicar que é a primeira vez que este veículo é testado no Paraná transportando passageiros.
O ônibus K11 tem autonomia de 250 km, o que permite, por exemplo, fazer oito viagens por dia na linha F03-Fazenda (Direto), cujo trajeto é de 32 km (ida e volta). O carregamento é realizado na garagem, durante cerca de oito horas para carga completa, e pode ser feito à noite.
TESTES - A linha F03-Fazenda (Direto) tem grande demanda de passageiros e, em abril e maio deste ano, a Leblon Transportes fez um teste com o ônibus superarticulado, que tem capacidade para transportar 220 pessoas.
O objetivo da empresa é analisar o melhor modelo que possa ser utilizado nesta linha que faz a ligação entre os dois municípios.