Comec esclarece moradores
de Colombo sobre
Terminal Roça Grande

Foi criada uma comissão formada por dois moradores de cada bairro para analisar ajustes no sistema do terminal. Também será detalhada proposta apresentada pelos moradoras. A primeira reunião será nesta próxima terça-feira (12).
Publicação
09/07/2016 - 15:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) participou de uma reunião na noite de sexta-feira (8), na Associação dos Moradores do Bairro Santa Tereza, para esclarecimentos sobre o transporte coletivo metropolitano no Terminal Roça Grande, em Colombo. Estiveram presentes cerca de 100 moradores de vários bairros para conversar com o diretor de Transportes da Comec, Claudio Menna Barreto e o assessor técnico, Wilian Correa. Da Prefeitura de Colombo participaram o secretário de Governo, Gilberto Pavin e Tania Tosin, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. "A Comec está sempre aberta ao diálogo", disse Menna Barreto.
Durante a reunião, a moradora do Santa Tereza, Cristiane de Souza Petean, apresentou a proposta de uma linha direta Terminal Roça Grande/Terminal Guadalupe. "Esta linha resolveria o problema de muitas pessoas pois chegaria mais rápido até o centro de Curitiba", disse Cristiane. Além disso, também continuaria uma linha paradora, intercalada nos horários, para atender aos que precisam parar nos pontos ao longo do itinerário. "Poderia ser uma linha semi-direta que pararia apenas em pontos de maior demanda, ganhando maior velocidade no deslocamento. Ela operaria somente nos horários de pico, a exemplo de Piraquara",, comentou Wilian Correa. A proposta agradou a maioria dos participantes da reunião pois eles dizem que o maior problema está no trajeto entre o Terminal Roça Grande e Curitiba.
Foi criada uma comissão formada por dois moradores de cada bairro para conversar com a Comec e a primeira reunião já foi marcada para esta próxima terça-feira (12). Na reunião serão analisados ajustes no sistema do Terminal Roça Grande, que possam atender a maioria, e será detalhada a proposta apresentada pela moradora Cristiane. "Podem ser estudados ajustes como, por exemplo, o uso da linha exclusiva de ônibus, na rua XV de Novembro, que possibilita melhor deslocamento no centro de Curitiba", observou Claudio Menna.
Os moradores também questionaram sobre a integração com o Terminal Santa Cândida em Curitiba. Wilian Correa explicou que a integração depende da URBS e que, desde o ano passado, a Comec tem reiterado pedidos para a URBS solicitando a integração. Inclusive, na semana passada, a URBS realizou uma pesquisa no Terminal Roça Grande para saber a demanda e a Comec aguarda uma posição oficial sobre a questão.
Na reunião também participaram moradores do Parque Embu, que foram assegurar que não haveria mudanças na linha Cesar Augusto/Parque Embu, implantada no dia 4 de junho com a revitalização do Terminal Roça Grande. Antes eles eram atendidos por apenas quatro horários durante o dia todo e agora têm ônibus a cada 40 minutos, nos picos, o que está beneficiando muitos moradores.
CIRCULAR
A partir de segunda-feira a linha S18-Circular Ana Rosa-Santa Tereza deixa de operar, conforme decidido na negociação do dia 7 de julho. Com esta medida, no período noturno e nos finais de semana, os usuários serão atendidos pelos alimentadores S14-Ana Rosa e S15-Santa Tereza que têm ponto final no Terminal Roça Grande.

GALERIA DE IMAGENS